paroquias.org
 

Notícias






Mudança das Festas da Senhora da Nazaré Gera Polémica
2001-09-15 09:54:19

As festas da Nossa Senhora da Nazaré, que decorrem no Sítio, podem vir a ser interrompidas se a confraria respectiva não chegar a acordo com os proprietários das máquinas de diversões ali presentes.

O desentendimento resulta da mudança de local do recinto das festas. A confraria optou este ano por libertar o largo do Santuário da Igreja, dedicando-o apenas ao culto religioso e empurrou as diversões para um loteamento em construção à entrada do Sítio e longe daquela praça. Para os comerciantes, a mudança terá afectado a presença de pessoas no novo local e subscreveram um abaixo-assinado ameaçando abandonar o espaço se as taxas não forem reduzidas, em virtude dos negócios terem sido, este ano, 50 por cento inferiores. No documento entregue a Nuno Batalha, presidente da confraria, queixam-se ainda da desmotivação dos clientes, que preferem a praia, e da falta de publicidade da mudança do arraial.

O presidente da mesa da Confraria da Nossa Senhora da Nazaré ficou de dar uma resposta aos proprietários das máquinas de entretenimento, mas vai dizendo não perceber a razão dos protestos, já que todos eles foram informados da mudança. A confraria reune-se hoje para ponderar a melhor forma de resolver a polémica.

A mudança de local das festas no Sítio - que acontecem anualmente na primeira quinzena de Setembro - era uma medida há muito aguardada pela população que via nos festejos uma grande perturbação para os doentes do Hospital da Confraria da Nossa Senhora da Nazaré e uma degradação da calçada do terreiro.

O local escolhido para a instalação dos divertimentos é provisório e, segundo Nuno Batalha, não vai onerar os cofres da confraria, porque foi gratuitamente cedido por um empreiteiro. Batalha acredita que para o ano as festas já sejam realizadas no futuro parque urbano, a crescer junto à Praia do Norte .

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia