Assembleia do Sínodo dos Bispos
2001-09-13 19:46:31

De 30 de Setembro a 27 de Outubro terá lugar, no Vaticano, a 10ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, para reflectir sobre o ministério episcopal, hoje, na Igreja e no mundo.

Este encontro que fará confluir para Roma bispos de todos os continentes, terá como tema: “o Bispo servidor do Evangelho de Jesus Cristo, para a esperança do mundo”.
O ponto de referência principal dos trabalhos sinodais será o Concílio Ecuménico Vaticano II que ilustrou amplamente o múnus pastoral dos pastores no Decreto Christus Dominus. O ensinamento conciliar será lido de novo à luz dos últimos decénios e sobretudo na perspectiva da nova evangelização, como, aliás, sugere o próprio tema.
A palavra evangélica “faze-te ao largo” que João Paulo II propôs como palavra de ordem para o início do novo milénio, dirige-se antes de mais aos bispos, sucessores dos apóstolos e chama-os a empenharem-se com confiança nesta nova etapa missionária da Igreja.
Para cada um destes encontros e para a vida da comunidade eclesial o Papa invocou a assistência especial de Maria Santíssima, cuja Natividade celebrámos no passado sábado, dia 8.