Senhora dos Remédios triunfou na multidão
2001-09-09 16:36:56

Milhares de pessoas, oriundas dos mais diversos pontos do país, assistiram, ontem, em Lamego, à procissão do triunfo em honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Um acto de fé, que explica as longas e penosas horas de espera, sob sol escaldante, em quase todas as ruas e avenidas da cidade por onde estava prevista a passagem da procissão.
Não menos difícil foi a chegada à cidade. Filas de automóveis e de autocarros de passageiros, numa espera que começou alguns quilómetros antes, bloqueavam totalmente os acessos. Muitos optaram mesmo por meter-se ao caminho, quando os foguetes anunciaram, cerca das 16.15 horas, que a procissão já estava a sair da igreja da Senhora das Chagas, no jardim do Campo, com a padroeira no seu andor.
Mas nem todos ficaram a perder. Que o digam alguns garagistas, que abriram ao público aparcamentos habitualmente fechados. Quinhentos escudos por viatura, independentemente do tempo de ocupação, foi o montante pago. Sem mãos a medir estiveram também os vendedores de banquinhos.
A procissão, com dois séculos de existência, confirmou as expectativas. Quatrocentas figuras, entre crianças e adultos, simbolizando anjinhos ou santos, foram passando pelas ruas, perante a devoção e respeito dos visitantes. O ponto mais alto foi a recriação das cenas bíblicas, em carros puxados por juntas de bois, no cumprimento mais genuíno da tradição das festas em honra da Nossa Senhora dos Remédios.
"Há 30 anos que aqui venho. Chova ou faça sol", disse David Carvalho, de Sernancelhe.
Hoje, último dia das festas, há promessa de nova enchente. O
espectáculo de variedades começará às 22 horas, findo o qual se seguirá o fogo de artifício.

Fonte JN