Festa da Senhora da Piedade apela a apoio de paroquianos
2000-09-13 19:22:16

Um apelo à solidariedade dos parquianos, em especial dos empresários, marca a edição deste ano das festas da Nossa Senhora da Piedade. Pela mão do padre Ricardo Gameiro, a paróquia local está empenhada em recolher verbas para equipar o quinto equipamento do Centro Paroquial de Bem Estar Social da Cova da Piedade, em fase de construção.

O novo equipamento, designado Centro de Serviços Múltiplos para Idosos, está em construção na Rua Ramiro Ferrão, na Cova da Piedade. Deverá ficar pronto em 2001 e servir 300 utentes, dos quais 100 em centro de dia, 75 em apoio domiciliário, 40 residentes, dez acamados e outros tantos em centro de noite. Apetrechadas com serviços de fisioterapia, cuidados de enfermagem e um espaço para eventos, as instalações terão ainda um bar.

As festas da Senhora da Piedade prolongam-se até ao próximo domingo, dia em que se realiza um passeio cicloturistico, promovido pelo Clube Recreativo Barroquense. Referência desta freguesia almadense, as festas contam com o apoio da Câmara Municipal, da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) e do Barroquense, conjugando ainda os esforços da Junta de Freguesia e da Paróquia local. Os comerciantes da localidade também participam.
Celebradas à sombra da pequena igreja secular erguida no Largo António José Gomes, pela primeira vez este ano não se realizam na Praça João Raimundo, em virtude do início das obras do Museu da cidade. Assim, estão limitadas ao espaço do jardim da Piedade, onde decorrem igualmente obras relativas à primeira fase de remodelação.
Apesar do espaço condicionado, não tem faltado a animação nem afluência popular, atenta aos espectáculos protagonizados, como habitualmente, por grupos etnográficos e artistas populares, que animam bailaricos frente ao velho coreto. A tradicional procissão da padroeira voltou este ano a sair à rua, acompanhada pela banda da SFUAP.

Fonte JN