Territorialidade e personalidade
2001-09-06 20:01:31

“Territorialidade e Personalidade no direito canónico e eclesiástico: o direito canónico perante o III milénio”, é o tema do XI Congresso internacional de direito canónico, a decorrer em Budapest, de 2-7 Setembro, organizado pela “Consociatio internationalis” de direito canónico.

A relação território-pessoa é um tema não só actual, tendo em conta a mobilidade humana e as transformações sociais e eclesiais, mas também do passado, dado que esteve presente ao longo da história da Igreja, nas suas instituições e no seu direito.
A territorialidade está longe de ser um elemento secundário na organização eclesiástica actual, mesmo quando ela está em evolução nos países onde se faz a revisão dos limites de paróquias e dioceses. No Ocidente, o princípio da territorialidade é posto em causa pela mobilidade geral que caracteriza as sociedades. Mobilidade geográfica - as pessoas deslocam-se sempre mais facilmente - e intelectual e espiritual - os mesmos indivíduos não se consideram limitados pela jurisdição determinada pelo direito canónico. A territorialidade é, pois, um método para definir um lugar em que a comunidade dos fiéis reunida por Cristo recebe o dever de realizar a Igreja Católica, una e única. Mas perante os novos desafios que são colocados à acção da Igreja no III milénio, não podemos deixar de afirmar que o direito canónico possui princípios e institutos que permitem responder-lhes de forma eficiente.
Oriundos de diversos cantos do mundo, serão muitos os congressistas presentes, entre eles 4 portugueses.