paroquias.org
 

Notícias






Estudantes Católicos Querem Liberdade Religiosa para Todos
2001-09-05 17:58:31

O Movimento Católico de Estudantes (MCE) defende a ideia de um Estado laico que não "despreze ou negue a religião", que não imponha qualquer crença e seja "independente de todas elas" e que não retire a dimensão religiosa das instituições públicas como escolas, hospitais ou Forças Armadas. Para o MCE, o Estado laico deve, antes, "permitir que qualquer religião tenha direito de acesso a essas instituições, no respeito pelas pessoas que as frequentam".



A afirmação consta de uma das moções aprovadas no 22º conselho nacional do movimento, que terminou em Carcavelos na segunda-feira. No texto, dedicado precisamente ao tema da liberdade religiosa e à revisão da Concordata, o MCE diz que "a fé religiosa de cada pessoa não pertence apenas ao foro íntimo da sua consciência, mas também se traduz na sua dimensão social".

Num outro texto, dedicado à divulgação da lista dos resultados dos exames do 12º ano, os estudantes católicos afirmam valorizar a divulgação dos dados e pedem que o Ministério continue a fazê-lo, em anos futuros. Mas alertam para a necessidade de haver "uma reflexão interna de cada escola, tanto das que obtiveram bons resultados como daquelas em que estes foram menos favoráveis".

As listas "representam uma hierarquização das escolas que apenas considera um aspecto do percurso dos alunos - as notas dos exames nacionais", as quais manifestam, por sua vez, "algumas das assimetrias e desigualdades que existem entre os diferentes estabelecimentos de ensino". Por isso, o Movimento Católico de Estudantes opõe-se às apresentações "simplistas" dos resultados.

"Para além da análise dos dados e das listagens, consideramos que têm de ser encontradas formas de apreciar a multiplicidade de factores que influenciam o normal funcionamento de uma escola e o desempenho do aluno: condições sociais do aluno, acompanhamento dos pais, professores, infra-estruturas disponíveis, números de alunos em cada escola", conclui o documento.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia