NORTE VAI MAIS A PÉ A FÁTIMA
2001-09-04 11:26:32

A esmagadora maioria dos peregrinos a pé que se deslocam a Fátima são de dioceses a Norte de Coimbra, revela um estudo divulgado ontem pelo Santuário.

O documento do Acolhimento aos Peregrinos a Pé (APP) refere-se ao ano passado e avalia os dados referentes apenas aos fiéis que deram entrada no serviço, de um universo global calculado entre 20 e 30 mil peregrinos que vão a pé a Fátima aquando das grandes peregrinações aniversárias. O APP acolheu 4.209 caminhantes, a grande maioria provenientes da diocese do Porto (1.144), Coimbra (787) e Viseu (520), o que confirma os dados recolhidos nas 'rotas dos peregrinos', as mais usadas situadas a Norte de Leiria e tendo como coluna dorsal a Estrada Nacional Nº 1 (EN1-IC2). Os meses em que mais peregrinos cumpriram jornadas a pé em direcção ao "Altar do Mundo" foram os de Maio (2.396), Outubro (740) e Agosto (714), destacando-se bastante o primeiro por ter coincidido com a terceira vinda do Papa João Paulo II a Portugal. Para apoiar os peregrinos a pé o APP funcionou durante 22 dias no ano passado, a maioria dos quais coincidindo com as peregrinações mais importantes e que contam com maior número de fiéis, em Maio, Agosto e Outubro. O serviço de Acolhimento aos Peregrinos a Pé presta apoio ao nível das necessidades básicas, como alimentação e cuidados primários de saúde, e apoio espiritual. O estudo do Santuário de Fátima divulgado ontem destaca apenas um daqueles aspectos, referente aos cafés e sopas servidos aos 4.209 peregrinos que foram ao APP. Ao todo, considerando os meses de Maio a Outubro, serviram-se 8.452 sopas e cafés aos caminhantes, uma média de duas 'ofertas' a cada um dos fiéis. Ainda quanto à proveniência dos peregrinos, a diocese de Lisboa está em quarto lugar (496), seguida de Aveiro (431) e Braga (196), ficando as restantes onze dioceses abaixo dos 165 peregrinos, registando Évora apenas um peregrino nas estatísticas do APP. Este serviço do Santuário de Fátima recebeu, ainda durante o ano passado, seis peregrinos a pé provenientes de Espanha (2); França, Suiça, México e Canadá. A maioria dos fiéis foi acolhida no Santuário (1.497), em tendas militares (1.421) e em casas religiosas (948). A Cova da Iria é visitada por mais de cinco milhões de pessoas por ano, tendo a Peregrinação Internacional Aniversária de 2000 registado uma afluência calculada pelas autoridades em 600 mil pessoas, 30 mil das quais chegaram ao "Altar do Mundo" a pé, vindas sobretudo do Norte do País.

Fonte CM