paroquias.org
 

Notícias






Manta Rota Revive "Banho Santo"
2001-09-04 11:23:15

A aldeia da Manta Rota, antigo centro piscatório do concelho de Vila Real de Santo António, recorda novamente este ano o tradicional "Banho Santo", também conhecido por "Banho 29".



Este ritual, herdado das antigas populações rurais do Algarve, traduz-se num banho de mar, tomado religiosamente a 29 de Agosto para "curar diversas enfermidades".

O banho tornou-se uma tradição entre os serranos algarvios, crentes de que naquele dia de Agosto as águas do mar estavam bentas. Anualmente a 29 de Agosto, homens, mulheres e crianças banhavam-se no mar, levando consigo os animais domésticos, sem esquecer as cabeças de gado. Montados em burros, a pé, conduzindo rebanhos de cabras e ovelhas, jumentos, mulas e até cavalos utilizados nas lides da lavoura, as populações rurais, também chamadas "montanheiros", desciam da serra do Algarve até às praias mais próximas.

Esta tradição chegou a estender-se das praias do concelho de Aljezur (Carrapateira, Bordeira e Odeceixe), no barlavento, aos areais de Lagos, Praia da Rocha, Quarteira e Manta Rota, no outro extremo do Algarve.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia