paroquias.org
 

Notícias






Procissão no areal celebra a fé dos homens do mar
2001-08-19 11:51:25

As bandeiras de cores vivas que oscilam ao sabor do vento, em cada esquina e avenida, não deixam dúvidas: a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, está em festa.

E esta tarde, uma tradição centenária vai repetir-se, uma vez mais. Em cerca de meia dúzia de barcos engalanados, os homens vão fazer-se ao mar, pedindo a benção aos santos padroeiros: São Pedro e a Senhora dos Navegantes. Em terra, pelo areal da praia, o desfile é seguido pela procissão dos andores, acompanhado pelas lágrimas das mulheres chorosas que vêem, uma vez mais, os maridos a partir para a faina.
O ritual que, reza a lenda, trará boa sorte e prosperidade às gentes da antiga praia de pescadores, começou a ser celebrado há mais de dois séculos. Mas foi abandonado há cerca de 25 anos, devido aos elevados custos que acarretava, sendo retomada a tradição em 1999, pelas mãos de um grupo determinado de moradores.
"Reviver o Passado", assim se intitula o grupo que, criado há três anos, procura trazer à memória os antigos usos e costumes da praia. E uma das primeiras iniciativas foi, precisamente, recuperar a procissão dos pescadores.
De então para cá, os moradores vão-se alternando na organização dos festejos.

Faltam apoios
Mas a comissão de festas deste ano mostra-se insatisfeita com a falta de apoio para a realização do programa. António Lisboa contou ao JN que, quando assumiu a organização, o grupo era composto por quase uma dúzia de pessoas. Quando começaram os preparativos, «nunca fomos mais de seis ou sete a trabalhar», sublinha.
Os apoios financeiros também não corresponderam às expectativas. O comércio local apoiou mas, conta aquele responsável, «a autarquia, para além do apoio logístico, disse-nos que não apoia festas religiosas». Por isso, sublinha, a verba necessária para a realização do programa, cerca de dois mil contos, «foram muito difíceis de conseguir».
Por isso, os organizadores mostram-se convencidos que esta poderá ser a última vez que tal festa se realiza na Praia da Vieira. «Não há pessoas disponíveis para ajudar, não há verbas e nós estamos nisto desde há três anos e começamos a estar cansados», conta Armando Lavos, outro dos elementos da organização, adiantando mesmo que «possivelmente, para o ano, já não haverá festa nem procissão».

Milhares de visitantes
O certo é que as festividades têm atraído, anualmente, mais de 50 mil pessoas aquela praia. A procissão é um dos grandes atractivos.
Os trajes típicos e todo o ritual da faina deliciam os visitantes. Mas o programa, recheado de espectáculos musicais atrai também um grande número de pessoas.
As festas tiveram início na passada sexta-feira, com celebrações eucarísticas, uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima e uma noite de fados.
Para esta tarde, logo após a procissão na praia e benção das embarcações pelo pároco local, terá lugar a actuação da Banda Filarmónica da Ilha, Pombal. À noite, depois de um espectáculo musical com o agrupamento Trimarés, haverá um monumental fogo de artifício.
As festas encerram amanhã à noite, com a actuação do agrupamento musical Top Music.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia