Um jovem que batalhou entre o sentimento religioso e o desejo de se casar
2013-05-18 19:52:56

Bispo do Porto e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente irá hoje ser anunciado no Vaticano como o sucessor de D. José Policarpo. Tornar-se-á assim no novo patriarca de Lisboa.

Hoje com 64 anos, Manuel José Macário do Nascimento Clemente, conhecido como D. Manuel Clemente, nasceu a 16 de Julho de 1948 em Torres Vedras.

Em entrevista ao PÚBLICO, em 2007, na altura recém-nomeado bispo do Porto, D. Manuel Clemente recorda o momento em que, com sete ou oito anos, sentiu apelo pela vida religiosa. Durante uma missa, à qual iria ajudar, terá chegado à sacristia, e terá pensado: "Eu quero ser como o padre Joaquim." O padre Joaquim, pároco na altura, que o bispo do Porto descreveu como sendo "um sacerdote simples, bom e dado à vida paroquial, cultural e social", acaba por ser uma referência.

Mas esta determinação em ser seguir a vida religiosa não foi definitiva: afirma ter batalhado com o sentimento religioso e o desejo de se casar, durante a adolescência. O momento decisivo terá sido então quando terminou o curso de História, na Faculdade de Letras de Lisboa, e teve de tomar uma decisão quanto ao rumo que iria tomar.

"Num sentido ou noutro, foi então que a minha propensão para as actividades da Igreja foi maior", garantiu o bispo na mesma entrevista, assumindo que a mãe, Maria Sofia, teve um papel determinante na decisão. Catequista, foi ela quem lhe deu "a base religiosa" e o ensinou a rezar. Foi assim e por influência da mãe que, em 1973, acaba por entrar no Seminário Maior dos Olivais.

Contudo, nunca se afastou da Educação: em 1979, no mesmo ano em que é ordenado sacerdote, licencia-se em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa e, 13 anos depois, com a tese Nas Origens do Apostolado Contemporâneo em Portugal, torna-se doutorado em Teologia Histórica. É na mesma faculdade que actualmente, e desde 1975, é professor de História da Igreja.

Ao currículo universitário, juntam-se as distinções. Com o título de bispo titular de Pinhel, é nomeado bispo auxiliar de Lisboa, no final da década de 1990. Dez anos mais tarde, é agraciado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. É ainda galardoado com o Prémio Pessoa de 2009, sendo o primeiro membro da Igreja a receber esta distinção. Em 2011 recebe outro prémio: a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.

Antigo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente rende-se às novas tecnologias, tornando-se, em 2008, no primeiro bispo português a utilizar o YouTube para transmitir a mensagem de Natal.

Actualmente, para além das funções que actualmente conserva, é também, desde 2011, membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Por Mariana Dias

Fonte Público