Milingo quer voltar ao seio da Igreja Católica
2001-08-16 11:55:25

O Vaticano voltou a divulgar ontem o que refere ser uma carta manuscrita do arcebispo zambiano Emmanuel Milingo, dizendo que vai separar-se da mulher e regressar ao seio da Igreja Católica.

A divulgação da carta pretende desmentir rumores postos a circular pela mulher do arcebispo, a coreana Maria Sung, de que o Vaticano teria forjado a carta ou pressionado o arcebispo a escrevê-la.
A carta, de uma só folha, escrita em italiano, contém a assinatura "Milingo". Nela, Milingo diz que decidiu recomeçar a sua vida "na Igreja católica, do fundo do coração, e renuncia a viver com Maria Sung e a relacionar-se com o reverendo Sun Myong Moon", líder da seita com o mesmo nome.

"Sou um humilde e obediente servidor", lê-se na carta, enviada ao Papa João Paulo II, dia 11. A letra é semelhante a um documento manuscrito por Milingo, que foi divulgado esta semana por um porta-voz de Moon. Milingo, que já fora expulso da igreja acusado de ser curandeiro e de fazer exorcismos, escandalizou o Vaticano ao casar-se com a médica sul-coreana Maria Sung, 43 anos, numa cerimónia colectiva de casamento da seita Moon, dia 27 de Maio.

Entretanto, o paradeiro de Milingo continua desconhecido e não existem imagens suas desde a conferência de Imprensa que deu no dia 7, horas depois de se ter encontrado com o Papa em Castelgandolfo, na qual anunciou a sua intenção de reflectir sobre a situação.

Maria Sung chegou ontem cedo à Praça de S. Pedro para rezar pela situação de Milingo, acompanhada por um grupo de seguidores da seita Moon. Sung anunciou ter começado terça-feira uma greve de fome até saber do paradeiro de Milingo. Por seu lado, o porta-voz de Moon, Shanker, afirmou estar convicto de que a carta de Milingo foi escrita "sob pressão". Pela segunda vez, Sung recusou ontem receber uma delegação do Vaticano que foi ao seu hotel para se encontrar com ela. Afirmou que tenciona apresentar queixa à polícia italiana, provavelmente por desaparecimento de Milingo.

Sung sugeriu que talvez esteja grávida, mas não está preocupada com eventuais riscos de vida que possa correr devido à greve de fome.

Muitos católicos encaram a doutrina de Moon fora dos cânones do cristianismo tradicional. Por exemplo, Moon é considerado pelos seus seguidores o messias, que veio completar a salvação que Jesus Cristo não conseguiu ultimar. Milingo casou com Maria Sung numa cerimónia colectiva em Nova Iorque segundo o ritual da seita Moon no dia 27 de Maio, mas este matrimónio não tem valor canónico para a Santa Sé.

A verdade é que ter-se-á arrependido e isso mesmo poderá ter o próprio arcebispo confessado a João Paulo II quando, num gesto sem precedentes, procurou o Papa directamente, em Castegandolfo, e com ele conversou demoradamente.

Fonte DN