Padre Substituído por Televisão em Capela da Bendada
2001-08-16 11:54:43

A tradicional festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, na Bendada, concelho do Sabugal, cumpriu-se ontem, pela segunda vez sob o signo da divisão entre a população - uma parte está a favor do padre, outra está conta. Tal como no ano passado, o pároco foi substituído por um televisor colocado perto do altar da capela local.

Tudo começou há dois anos, quando o sacerdote se manifestou contra a instalação de uma antena de comunicações móveis junto da capela de Nossa Senhora do Castelo. O conflito estalou e já conheceu mesmo episódios de violência física. Para os paroquianos opositores do padre, só há uma solução: a saída do pároco Manuel Janela.

Bendada, uma aldeia do concelho do Sabugal, celebra anualmente no dia 15 de Agosto a Festa em honra de Nossa Senhora do Castelo. Só que aqui o padre da freguesia não celebrou a missa e os crentes assistiram através de um televisor a uma missa previamente gravada da TVI. E enquanto nos anos anteriores a população ali se reunia em franca convivência, hoje muitos preferem nem ouvir falar de festas ou celebrações religiosas.

Desde o ano passado que os cerca de 400 habitantes da Bendada estão profundamente divididos. Primos, irmãos, famílias inteiras deixaram de conviver, e quando se cruzam preferem baixar o olhar ou mesmo mudar de direcção. Tudo porque a escassas dezenas de metros da capela de Nossa Senhora do Castelo foi colocada, há três anos, a antena de telemóveis. Em causa estava uma verba anual de 300 contos que revertia a favor da freguesia, permitindo a instalação de luz eléctrica no morro da Senhora do Castelo e o arranjo do caminho de acesso à capela. Parte da população colocou-se do lado do padre e sustentou que no local teria existido um "castro românico" de grande importância e interesse arqueológico.

Por causa do diferendo, que já levou à condenação de dois habitantes pelo crime de difamação, as missas viriam a ser celebradas de forma distinta. Os opositores ao padre deixaram de assistir às cerimónias celebradas por Manuel Janela e preferiram a missa transmitida pela televisão. A exemplo do ano passado, os mordomos da festa de Nossa Senhora do Castelo, que são opositores do padre, não quiseram que Manuel Janela participasse nas cerimónias religiosas da padroeira da freguesia e pediram ao bispo da Guarda, D. António dos Santos, que fizesse deslocar à capela outro sacerdote. A resposta foi, mais uma vez, negativa. Mesmo sem padre para orientar as tradições religiosas, a Festa de Nossa Senhora do Castelo realizou-se. Os fiéis acompanharam a missa pela televisão depois de terem rezado o terço, orientados por um indivíduo, conhecido na Guarda por "padre Abreu", que envergou as vestes de sacerdote. Não faltaram os tradicionais cânticos e rezas, e até o andor foi embelezado.

Em vários locais da aldeia há inscrições no asfalto, nos muros e nos contentores do lixo contra o padre e a criada, exigindo que abandonem a freguesia. O filho da criada, que é afilhado de Manuel Janela, sustenta que "é um exagero o que se está a fazer", porque "não há razões para que as pessoas que em tempos foram ajudadas pelo padre agora o estejam a prejudicar". Ele próprio se considera uma vítima do conflito, recordando que um dia, quando foi trocar as fechaduras da igreja, alguém lhe furou os quatro pneus do carro.

Na base de todos os conflitos estão também acusações de má gestão na Casa do Povo, que era dirigida por Manuel Janela. Uma das sócias, diz que o padre deixou a instituição numa situação catastrófica, ao ponto de ter corrido o risco de ser extinta, por não estar registada como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Fonte Público