paroquias.org
 

Notícias






Tentativa de Suicídio Quase Provoca Tragédia no Santuário de Lourdes
2001-08-16 11:53:49

O santuário de Lourdes escapou ontem quase por milagre a uma catástrofe: um espanhol de 73 anos tentou suicidar-se no recinto onde cerca de 50 mil pessoas assistiam à missa da Assunção, incendiando um carro carregado de explosivos.



O serviço de segurança dominou rapidamente o ancião e apagou o incêndio, descobrindo então dentro do veículo um verdadeiro arsenal: três botijas de gás, oito "cocktails" Molotov, uma carabina 22 "Long Rifle" com os canos serrados e carregada, centenas de cartuchos e um caixote com várias centenas de pregos.

Segundo a polícia de Lourdes, o espanhol idoso seria residente em França e sofreria de depressão nervosa. Por seu lado, o Procurador da República de Tarbes frisou que o indivíduo disse à polícia que queria suicidar-se e que o seu gesto era pessoal e não tinha motivos religiosos, políticos ou partidários. "À primeira vista, a escolha de Lourdes não foi deliberada", afirmou o procurador, "mas tudo leva a crer que esta pessoa preparava um acto particularmente violento".

As raras informações fornecidas pelo serviço de imprensa de Lourdes acentuaram que não houve pânico nem feridos entre os visitantes do santuário. O carro tinha forçado a entrada do recinto da missa da Assunção por volta das 10h30, ontem de manhã, passando pela Porta de São José, e o condutor incendiou a seguir o interior do automóvel.

Neste dia feriado em que a França esteve literalmente esmagada de calor e em que as redacções dos "media" ficam, em geral, entregues a estagiários, o acontecimento suscitou poucas reacções. Em muitos dos organismos oficiais contactados pelo PÚBLICO nem sequer havia quem prestasse quaisquer esclarecimentos.

Todavia, um comerciante de Lourdes que assistiu a toda a cena e que telefonou à redacção da rádio Europe 1, testemunha que houve um movimento de pânico: "Tenho uma loja de recordações à entrada do santuário. De repente, vi muitas pessoas a saírem em pânico, a gritarem que havia fogo e que o tipo ia incendiá-los a todos. Fui ajudar a apagar o incêndio, enquanto os seguranças controlavam o tipo. Ouvi-o então dizer que tinha revelações a fazer e que ninguém o deixava revelar o que sabia; e que, por isso, estava decidido a fazer 'saltar' tudo."

O protagonista deste estranho episódio foi conduzido ontem à tarde a um hospital para um exame psiquiátrico.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia