"Devemos perder a vergonha e falar"
2011-04-25 11:59:19

Os bispos portugueses foram ontem, Domingo de Páscoa, directos ao assunto. A crise é real, está para durar, e os cristãos devem apostar na partilha, viver na esperança da Ressurreição e ganhar coragem para "fazerem ouvir a sua voz aos poderosos deste mundo".

Na Catedral de Braga, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, exortou os fiéis a "acabar com a inércia" e "perderem a vergonha de falar", referindo que "os cristãos devem acordar os poderosos, que muitas vezes se contentam com os seus interesses pessoais".

"Cristo não teve receio nem se envergonhou ao apontar os erros às autoridades legitimamente constituídas naquele tempo. Nós também devemos perder a vergonha e falar. Propor um mundo novo, com outras coordenadas, com outro ritmo", disse o arcebispo primaz de Braga.

Mas o prelado não se ficou pelos recados para fora e lembrou as palavras do Papa em Portugal, quando Bento XVI disse que "o mal da Igreja não está fora da Igreja mas está dentro. Os inimigos da Igreja também não estão fora mas estão dentro". D. Jorge Ortiga apelou aos cristãos a que "não se deixem vencer pelas dificuldades".

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, disse, na homilia de ontem, que "a esperança vem cada vez menos dos políticos ou de quem quer mandar neste mundo", sublinhando que "a esperança deve estar em Jesus Cristo e não numa ideologia ou em promessas vãs".

Tal como o arcebispo de Braga, também D. Ilídio falou para dentro, alertando para o facto de a diocese de Viseu ser habitada por 95% de baptizados e pouco mais de 30 por cento serem católicos praticantes.

Já o cardeal-patriarca de Lisboa lembrou que esta Páscoa se celebra "num momento muito duro para os portugueses". Contudo, D. José Policarpo fez um apelo para que haja esperança e força para ultrapassar as dificuldades.

"Se acreditarmos que Cristo está vivo, teremos forças para tudo superar, as dificuldades não nos impedem de desejar, e o Espírito Santo dar-nos-á força para lutar", disse, exortando à "prática da caridade neste momento difícil". A caridade foi a tónica da homilia do bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

PRESIDENTE VAI À MISSA EM ALBUFEIRA

A gozar uns dias de férias em família na sua casa no Algarve, o Presidente da República aproveitou a manhã de ontem para assistir à Missa de Páscoa na Igreja Matriz de Albufeira.

Cavaco Silva fez-se acompanhar pela mulher, Maria, e pela filha, genro e netas, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, e mulher. À entrada para a missa distribuiu muitos cumprimentos e sorrisos. Na homília, ouviu o sinal de esperança do pároco: "Portugal sabe enfrentar dificuldades."

PAPA APELA AO ENTENDIMENTO DE MUÇULMANOS

O Papa Bento XVI convidou ontem os jovens muçulmanos a "promoverem o bem comum e a construir uma sociedade na qual a pobreza seja derrotada e se baseie no entendimento pelo respeito à pessoa". Milhares de pessoas assistiram, em Roma, à cerimónia que celebra a ressurreição de Cristo após a sua morte na Cruz. Bento XVI pronunciou sua mensagem em italiano. Na bênção ‘Urbi et Orbi’ desejou "boa Páscoa" em 65 idiomas.

VALE DO DOURO RECEBE A CRUZ

Há mais de 15 anos que o padre Abel Costa visita, na Páscoa, boa parte das casas da freguesia de S. Cipriano, Resende (Vale do Douro). Como a freguesia é grande (são mais de 300 os lares que abrem a porta ao Compasso), vai num ano para a parte de cima e no outro para a de baixo.

Da igreja paroquial saíram ontem, ao som da Banda ‘A Velha’, as duas cruzes, que percorreram uma terra onde a tradição do Compasso se mantém bem viva. "Neste dia, a população da freguesia quase duplica, pois os familiares que trabalham no Porto, Lisboa ou Braga regressam à terra para beijar a Cruz na companhia dos seus", diz o padre Abel Costa, ao preparar-se para mais "uma maratona".

Na sala principal, mais enfeitada do que o habitual, a família espera pelo Compasso, disposta dos mais velhos para os mais novos. À chegada, o sacerdote diz "que Cristo conceda a Sua paz a esta casa e a todos quantos nela moram", ao que as pessoas respondem "Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia". O mordomo dá o Cristo a beijar e, se for o caso, os elementos do Compasso comem ou bebem alguma coisa.

Além do sacerdote (ou seminarista, onde houver mais do que uma Cruz) e do mordomo, o Compasso é composto por mais 4 elementos: um para levar a caldeira da água-benta; outro para tocar uma sineta; um para recolher o folar; e outro para fazer o peditório para S. Pedro e S. Paulo e Lugares Santos.

Fonte CM