paroquias.org
 

Notícias






Autora das meditações da Via-Sacra quer ver uma criança a ler meditação
2011-04-07 16:16:55

A autora dos textos que vão ser lidos durante a Via-Sacra em Roma, habitualmente presidida pelo Papa, gostaria que pelo menos uma das meditações fosse proferida por uma criança.

Em entrevista à Rádio Vaticano, hoje divulgada, a monja de clausura Maria Rita Piccione afirmou que pretende dar espaço “à voz da infância, por vezes insultada, magoada, explorada”, não só devido aos abusos sexuais, “pois o campo é muito amplo e diz respeito à toda a humanidade”.

A religiosa italiana referiu que a redação dos textos foi inspirada pelos crentes e por “todas as pessoas”, bem como pelo “coração humano”, que descreveu “como um laboratório no qual se decidem o destino do que acontece em nível muito mais amplo”.

“As raízes dos dramas humanos estão nos nossos corações. Ter essa consciência é muito importante porque é abrir-se à consciência de uma responsabilidade e solidariedade para com tudo o que acontece no mundo”, assinalou.

A publicação com os textos, a distribuir às pessoas presentes na celebração, inclui imagens de Elena Manganelli, que à semelhança da autora das meditações pertence à congregação agostiniana.

O Papa pede todos os anos a um autor diferente para redigir as reflexões para cada uma das catorze fases da celebração, seguida por dezenas de milhares de peregrinos com velas na mão que se concentram junto ao Coliseu da capital italiana.

Esta não é a primeira vez que as meditações são escritas por uma mulher: em 1993 foi escolhida a religiosa beneditina Anna Maria Canopi, e dois anos depois a tarefa foi confiada a Minke de Vries, monja de uma comunidade protestante suíça.

Em 2002 as meditações foram escritas por 14 jornalistas acreditados na sala de imprensa da Santa Sé, incluindo cinco mulheres: Marina Ricci, Sophie de Ravinel, Valentina Alazraki, Marie Czernin e a portuguesa Aura Miguel.

Bento XVI vai presidir à celebração, transmitida por canais de televisão de vários países do mundo, que começa às 21h15 (hora local, menos uma em Lisboa).

A Via-Sacra, que se realiza sobretudo nos tempos penitenciais, consiste em evocar espiritualmente o trajeto que Jesus realizou em Jerusalém até à sua morte e se­pul­tura com momentos de meditação e oração em várias etapas, chamadas estações.

RM

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia