YOUCAT: Deus, os jovens e a Igreja
2011-04-07 16:16:05

O YOUCAT, catecismo jovem da Igreja Católica, vai chegar a Portugal no próximo dia 13 de abril com publicação da PAULUS Editora, num formato de perguntas e respostas.

O catecismo jovem oferece, nas colunas marginais das páginas, elementos complementares como imagens, definições sintéticas, citações da Sagrada Escritura, citações dos santos e de fidedignos mestres da fé.

Em pré-publicação nacional, a Agência ECCLESIA disponibiliza alguns dos conteúdos da obra, que se inicia com uma secção intitulada «Porque podemos crer» e a pergunta «Para que estamos no mundo?».

Mais à frente, pergunta-se: “Porque há pessoas que negam a Deus, se elas O podem descobrir pela razão?”.

“Descobrir Deus invisível é um grande desafio para o espírito humano. Muitos, perante isso, recuam de medo. Alguns também não querem descobrir Deus precisamente porque, então, teriam de mudar a sua vida. Quem diz que a questão de Deus é absurda, porque insolúvel, torna o assunto demasiado simples”, lê-se, na resposta.

Após explicar a lógica do ano litúrgico e da celebração dos sacramentos, entre outros, o YOUCAT responde à questão do batismo de crianças, referindo que “existe uma razão para isso”.

“Antes de nos termos decidido por Deus, já Deus Se tinha decidido por nós. O Batismo é, portanto, uma graça, um imerecido dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente”, refere a obra.

O catecismo indica aos jovens o que diz a Igreja sobre a democracia, “de entre os sistemas políticos, o que melhores condições oferece para a realização da igualdade perante a lei e dos direitos humanos”.

A importância do domingo, dia de celebração para os católicos, é também sublinhada: “Quando o domingo é menosprezado ou suprimido, só existem na semana dias de trabalho. O ser humano, que foi criado para a alegria, degenera-se em animal trabalhador e pateta consumista”.

Entre as reflexões sobre os mandamentos e a doutrina social da Igreja encontram-se questões relativas à responsabilidade ética que se exige nos meios de comunicação social.

“Os meios de comunicação social devem contribuir para a edificação de um mundo justo, livre e solidário. Não raramente, os media são efetivamente instituídos como armas de discussão ideológica, ou, satisfazendo a vontade das audiências, renunciam a uma orientação ética dos conteúdos, convertendo-se em meios para seduzir as pessoas ou criar dependências nelas”, assinala o catecismo jovem.

No final da obra encontra-se um índice de temas e de nomes, que ajuda a localizar dados concretos com facilidade.

A obra, pensada fundamentalmente para os jovens, apresenta imagens e textos complementares, e foi desenvolvida por padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal austríaco Christoph Schoenborn.

Com prefácio de Bento XVI e posfácio de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, na edição portuguesa, o YOUCAT é o catecismo jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid, marcadas para agosto deste ano, pelo que será lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes.

OC