O Dia de Todas as Senhoras
2001-08-15 20:47:34

Passam hoje cinquenta e um anos sobre a proclamação do segundo dogma da Igreja Católica. A primeira "verdade irrefutável" surgiu ainda no século IX, quando o Concílio Vaticano I afirmou a infalibilidade do Papa. O segundo dogma, proclamado em 1950 pelo Papa Pio XII, diz respeito à Assunção de Nossa Senhora ao Céu. A explicação acaba, contudo, por ser o que menos interessa num dia como o de hoje.

As mais de mil festas - contabilizadas "por alto" - previstas para hoje em todo o país, mas com particular incidência no Interior Norte, são sobretudo para pedir e agradecer favores a uma santa que adopta também os mais diversos nomes. A religiosidade popular deu-lhe nomes que vão desde Senhora das Dores a Senhora da Peneda, passando ainda por termos bem mais abrangentes, como a Senhora de Todo o Mundo, a Senhora da Ajuda ou a Senhora dos Milagres. Aliás, no interior da própria Igreja Católica há quem prefira chamar à Assunção de Nossa Senhora a "dormição" da mãe de Jesus. Enquanto o termo "assunção" significa, para os crentes, "a elevação aos Céus" sem especificar se em vida ou depois de morta; a "dormição" quer também dizer que a Senhora foi elevada aos Céus mas num espécie de "adormecimento" e que, por isso, não morreu.

Longe das questões teológicas, a grande preocupação da maioria das comissões de festas responsáveis pela "agenda" deste dia que a Igreja considera "Dia Santo de Guarda", prende-se sobretudo com os divertimentos capazes de atrair multidões, com o fogo-de-artifício e com a vistosidade das procissões. "Chamarizes" que, mais do que os alegados milagres, cativam povo para as festas.

Com a presença dos emigrantes, as famílias aproveitam para se juntar e para celebrar casamentos e baptizados. É desta forma que, mesmo as aldeias mais recônditas e as terras escassamente povoadas, ganham nova vida neste dia e uma agitação que só se voltará a repetir, "se Nossa Senhora quiser", no próximo ano. Porque hoje é o Dia de Todas as Senhoras...

Fonte Público