Campanha de Quaresma da Fundação AIS
2011-04-01 11:13:17

A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) dedica este ano a sua campanha de Quaresma a projectos que apoiam as populações afectadas pela guerra e violência no Ruanda e no Togo.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, “o objectivo é alertar as consciências para os dramas que se vivem nestes dois países africanos, mostrar que a Igreja Católica, no silêncio da sua missão, está presente, ajuda os mais necessitados e dá testemunho do sofrimento de Cristo entre os homens e as mulheres do nosso tempo”.

No Togo, os fundos recolhidos pela AIS serão canalizados para um projecto solidário das Irmãs Clarissas, que todos os dias acolhem homens, mulheres e crianças que fugiram da guerra e os ajudam a reconstruir a sua vida.

Quanto ao Ruanda, os donativos serão aplicados num projecto solidário das Irmãs da Misericórdia, que tem como objectivo auxiliar as inúmeras pessoas que, apesar de terem sobrevivido aos confrontos naquele país, carregam consigo inúmeras marcas físicas e psicológicas.

A presidente do secretariado português da AIS, Catarina Bettencourt, convida todas as comunidades a contribuírem para esta campanha, fazendo da Quaresma “um tempo de renovação interior e oportunidade de fixar o olhar naqueles que carregam a cruz do sofrimento e da injustiça, da dor e da perseguição religiosa, do desespero e da miséria”.

Os donativos poderão chegar à AIS através da aquisição de produtos presentes num catálogo elaborado pela Fundação, ou então através de transferência de verbas para uma conta aberta para o efeito.

Criada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização universal, dependente da Santa Sé, que apoia projectos pastorais em mais de 150 países onde a Igreja se encontra em dificuldades.

Anualmente, apoia cerca de 8000 projectos em todo o mundo: na América Latina, na África, na Ásia e também na Europa de Leste e Ocidente, e a sua missão assenta em três pilares: informação, oração e acção.

JCP