Crise exige criatividade, diz D. Carlos Azevedo
2011-03-28 09:51:22

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social apelou hoje à criatividade das organizações católicas, particularmente a Caritas, para enfrentar as consequências da crise económica e política em Portugal.

“Neste tempo de graves carências sociais, mais criativo deve ser o trabalho da Caritas, para dar resposta pronta a tantas situações”, referiu D. Carlos Azevedo, assinalando o dia nacioal da Caritas Portuguesa, que se celebra este domingo.

Na homilia da Missa a que presidiu na igreja paroquial da Portela, do Patriarcado de Lisboa, este responsável defendeu que os católicos, “sobretudo em momentos críticos”, devem encontar “o qu fazer ao povo, cansado, desnorteado, confuso”.

“O nosso futuro colectivo possa partir da consciência dos nossos velhos e novos pecados sociais, desejou.

Sem se referir directamente à crise política aberta pela demissão do primeiro-ministro, José Sócrates, D. Carlos Azevedo afirmou que “grandes consensos cimentarão a confiança, libertando as energias para avanços consistentes”.

“A política sem ética é mero jogo, teatro perigoso, alternando entre comédia e tragédia”, alertou.

A Caritas Portuguesa celebra o seu dia nacional, num momento marcado pela crise económica que levou a um “aumento de 40%” nos pedidos de ajuda à instituição.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica para a solidariedade fala na importância de “responder às necessidades mais prementes de tantos que vivem no limiar da sobrevivência no país”.

A Caritas diocesana de Évora assinala, a respeito desta celebração, que a actual crise financeira e “tem agudizado os problemas sociais: agravam-se as situações de pobreza e de precariedade de emprego, sucedem-se as falências de empresas, diminui a actividade económica, cresce o desemprego e, aumentando as desigualdades, gera-se a exclusão social”.

A celebração anual do dia da Caritas, desta feita em Santarém, tem como tema em 2011 «Ser Voluntário, Ser Solidário», em associação ao Ano Europeu do Voluntariado, promovido pela União Europeia.

A iniciativa conta com conferências de sensibilização para a causa do voluntariado e um peditório público, de recolha de fundos para as várias Caritas diocesanas, iniciativa que em 2010 rendeu cerca de 290 mil euros.

A Caritas Portuguesa é a união das vinte Caritas diocesanas distribuídas pelo território nacional, ligadas à Igreja Católica, com o objectivo de oferecer uma resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.

Entre outras acções desenvolvidas em território nacional, a Caritas intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.

A celebração nacional deste domingo inclui a exposição «O Voluntariado na Caritas», no jardim da Liberdade, de Santarém (09h30-13h00) e a celebração da missa presidida pelo bispo da diocese, D. Manuel Pelino, na sé local.

OC