Igreja Católica promove jornada de oração pelos missionários mártires de todo o mundo
2011-03-18 12:36:43

Dioceses, instituições religiosas e fiéis católicos espalhados por todo o mundo estão convidados a dedicar o dia 24 de Março à Oração e Jejum pelos missionários mártires.

De acordo com a Rádio Vaticano, trata-se de uma iniciativa promovida pelo Movimento Juvenil Missionário (MJM), das Obras Pontifícias Missionárias de Itália, e que se realiza desde 1993.

Este dia específico foi escolhido em homenagem a D. Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de São Salvador, assassinado a tiro no dia 24 de Março de 1980, enquanto celebrava missa na capela do hospital Divina Providência, na capital do país.

Para uma vivência mais rica do evento, o MJM sugere a todas as comunidades a realização de uma Via-sacra, adoração eucarística ou celebração ecuménica, e a criação de um “ângulo do martírio” em cada igreja, com uma Cruz, um pano vermelho e os nomes dos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que perderam a vida no cumprimento da sua missão de evangelização.

JCP