paroquias.org
 

Notícias






Cidades santuário reunidas em congresso em Outubro
2001-08-13 22:16:27

Fátima vai acolher no próximo mês de Outubro o quarto Congresso Internacional das Cidades-santuário. A iniciativa deverá juntar, além de entidades civis e eclesiásticas das cidades europeias com santuários, onde se destacam Lourdes (França), Loreto (Itália), Altotting (Alemanha) , Czestockova (Polónia) e Fátima, técnicos e outros organismos com responsabilidades ao nível do planeamento e ordenamento do território.


O congresso prevê ainda a abertura a outros santuários, especialmente do continente americano, como revelou ao JN o presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino, uma das entidades que integra as comissões científica e organizadora do evento.
De acordo com o autarca, este congresso representa um "grande acontecimento" para Fátima, além de que pode abrir aos santuários marianos da Europa "uma plataforma para a América". O edil reconhece que a dimensão internacional do acontecimento pode ainda contribuir para a promoção de Fátima e o incremento do número de visitantes à cidade. Mas o grande objectivo da iniciativa é a discussão de temas específicos relacionados com as cidades que possuem santuários.
O congresso, que decorre de 10 a 13 de Outubro, coincide com a peregrinação aniversária ao santuário de Fátima. Na comissão organizadora está ainda representada a Região de Turismo de Leiria/Fátima e na comissão científica o Santuário.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia