Padre ucraniano deverá chegar em Setembro
2001-08-13 09:02:10

As dioceses de Leiria/Fátima e Santarém aguardam, para o início do próximo mês, a chegada de um sacerdote ucraniano que deverá vir dar apoio aos «mais de 10 mil que trabalham na região de Fátima». A boa nova foi dada pelo padre Josafat Andrii koval', numa carta escrita em ucraniano e distribuída pelos imigrantes.

Na missiva, o sacerdote da Ordem de São Basílio Magno, da Igreja Ucraniana Católica do Rito Bizantino, anuncia ainda a sua ida para Roma, onde continuará os estudos, e esclarece que o seu trabalho em Portugal «tem-se limitado ao Patriarcado de Lisboa», uma vez que se encontra sozinho no país. Em sua substituição virão dois sacerdotes, da mesma Ordem, que também irão exercer funções no Patriarcado.
Mas para que todos os ucranianos possam ter apoio religioso, o padre Josafat escreveu uma carta a todos os centros de apoio de imigrantes e a todas as dioceses do país, no sentido de poder saber quantos são, onde trabalham e em que condições vivem. «Sabendo isto é possível, então, tratar com o bispo local a vinda de outros padres da Ucrânia».

Fonte JN