paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo destaca importância dos templos como lugar de oração
2009-10-13 22:00:18

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sublinhou segunda-feira, em Fátima, a importância dos templos como lugar de oração, considerando contudo que a sua relevância não se cinge às paredes.

«O templo que Deus prefere não são as paredes, não são as casas feitas pelas mãos dos homens» mas antes o «coração purificado, que obedece à palavra do Senhor, que pratica a justiça e a caridade», afirmou D. José Policarpo na homilia da missa nocturna da peregrinação internacional aniversária de Outubro, que hoje começou em Fátima.

Perante milhares de peregrinos que encheram o recinto do santuário, em dia de aniversário da dedicação da basílica, o cardeal referiu que o que leva os homens a quererem construir templos é a necessidade de «um lugar que leva ao recolhimento».

«Se não houver uma liturgia e uma oração preparada para o encontro com Deus, se não houver um ambiente que envolva a o coração do homem, ajudando-o a entrar na intimidade com o seu Senhor, é mais difícil», defendeu.

Sobre o Santuário de Fátima, lembrou que a basílica simboliza mais do que um templo onde tanta gente vai «ao encontro do Senhor».

A basílica de Fátima foi sagrada em Outubro de 1953 e construída com pedra do lugar de Moimento, Freguesia de Fátima, medindo 70,5 por 37 metros.

Os altares são em mármore de Estremoz. A torre sineira tem 65 metros de altura, inclui um carrilhão de 62 sinos, dos quais o maior pesa três toneladas e o badalo 90 quilos. A torre termina com uma coroa de bronze de sete toneladas.

De acordo com o santuário, para as cerimónias desta noite inscreveram-se no Serviço de Peregrinos 111 grupos de 25 países, que participaram também na procissão das velas, um dos momentos sempre mais vividos pelos fiéis.

A peregrinação de Outubro termina hoje com a principal celebração, uma missa que será novamente presidida por D. José Policarpo.

Lusa / SOL

Fonte Lusa

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia