paroquias.org
 

Notícias






Vaticano suspende ultimato
2001-08-09 14:29:21

O Vaticano retirou ontem o ultimato imposto em Julho ao arcebispo contestatário zambiano Emmanuel Milingo, que lhe exigia que abandonasse a mulher e a seita Moon, até dia 20 de Agosto, sob pena de ser excomungado.

O ex-arcebispo de Lusaca, com 71 anos, casou com Maria Sung, uma médica coreana de 43 anos, durante uma cerimónia de casamento colectiva presidida em Nova Iorque pelo sul-coreano Sun Myung Moon, chefe da seita com o mesmo nome.

"Devido à sua complexidade, o diálogo estabelecido com Emmanuel Milingo poderá exigir um período de conversações relativamente longo. É por isso que foi que se pode considerar ultrapassado o prazo que tinha sido fixado pela congregação para a doutrina da Fé", afirmou o porta-voz adjunto do Vaticano, o Padre Ciro Benedettini.

O ex-arcebispo teve na terça-feira uma longa conversa a sós com João Paulo II que continuou na presença do arcebispo Tarcisio Bertone, subsecretário da congrgação para a doutrina da Fé.

O padre Benedettini desmentiu, em conferência de imprensa, a notício publicada por um jornal italiano, segundo a qual um dossier acusava o ex-arcebispo de crimes de carácter sexual.

O porta-voz da Santa Sé sublinhou que segundo as informações de que dispõe o Vaticano, o casamento do prelado, organizado pela seita Moon, não tem qualquer validade jurídica.

O ex-arcebispo, mantém-se em silêncio e o seu porta-voz, Maurizio Bisantis, encarregou-se de o fazer chegar a Roma em segredo, na segunda-feira, evitando qualquer contacto com a imprensa, depois de ter sido dado como certo que o prelado iria deixar a seita Moon, tal como a sua mulher coreana.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia