Setúbal venera Senhora do Rosário
2001-08-05 09:42:25

Decorrem de hoje e até segunda-feira as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, santa da devoção dos pescadores das Fontaínhas, em Setúbal.

Assim, esta tarde, pelas 15 horas, terá início a procissão fluvial, acompanhada por muitas embarcações engalanadas. O andor é levado numa traineira até Tróia, e, após desembarcar, seguirá em procissão até à Caldeira, onde ficará até segunda-feira.
Amanhã, domingo, será rezada missa e durante todo o dia haverá diversos festejos, quermesses e jogos, havendo à noite um espectáculo com a actuação do cantor setubalense Clemente.
Segunda-feira, pelas 17 horas, será a procissão de regresso a Setúbal, fazendo os barcos uma mudança de trajecto, rumo ao Hospital Ortopédico do Outão, onde passam ao largo. Por tradição, os barcos todos apitam e os doentes, colocados nas varandas, acenam ao cortejo fluvial, que chegará a Setúbal pelas 18,30 horas, recolhendo a imagem à Igreja de S. Domingos.
As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia são conhecidas desde o início do século XX e foram iniciadas pelos pescadores provenientes de Ovar e Nazaré, vulgarmente conhecidos por varinos, que residiam na zona das Fontaínhas e Bairro Santos Nicolau.
A organização das festas incita as pessoas a usarem os contentores e os sanitários, ao mesmo tempo que proíbe as fogueiras e, sobretudo, os acampamentos, situações que eram típicas no passado deste evento tão característico dos pescadores da zona varina da cidade.
No dia do regresso da procissão é habitual juntar-se muita gente no Castelo de S. Filipe, para assistir ao cortejo fluvial, manifestação que faz o encanto dos turistas.

Fonte JN