Novo reitor do Santuário de Fátima assegura continuidade
2008-09-29 22:55:37

Virgílio Antunes, 46 anos, é desde ontem o novo reitor do Santuário de Fátima. Com a sua nomeação - válida por cinco anos - entra em funcionamento o novo estatuto que confere ao altar do mundo "a dignidade de Santuário Nacional".

Este novo estatuto e de acordo com o novo reitor, "corresponde à vontade da Santa Sé e dos bispos portugueses, que pretendem deste modo consagrar uma realidade que já era notória", dado que "Fátima ultrapassa muito os confins da diocese de Leiria-Fátima".

Dirigindo-se pela primeira vez aos fiéis, o sacerdote disse acreditar que este estatuto e o regulamento interno (em fase de elaboração e que deverá ser aprovado) "contribuam para que o Santuário corresponda sempre à sua missão". Falou ainda da "corresponsabilidade da Igreja em Portugal", de quem espera "um grande auxílio para que não faltem ao santuário os meios humanos, concretamente os sacerdotes necessários para o seu serviço".

Virgílio Antunes defendeu ainda que o futuro do Santuário "tem de ter a marca da continuidade" para se manter fiel à sua história".

Ao reitor cessante, monsenhor Luciano Guerra, o sacerdote deixou elogios e destacou "o notável estimulo" que deixa para a acção futura. Enalteceu "a dedicação, profundidade, rigor e o espirito de serviço que pôs em toda a acção que desenvolveu" no santuário.

Às largas centenas de peregrinos que ontem acompanharam as cerimónias realizadas na nova Igreja da Santíssima Trindade, o reitor garantiu que eles "são a razão de ser de tudo o que aqui se propõe, se anuncia e se vive". "Procuraremos tudo fazer para vos receber bem", sustentou.

A responsabilidade da nova missão de Virgílio Antunes, foi destacada pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima que lembrou a relevância do lugar e da missão do Santuário na Igreja.

Considerando que o santuário "é o coração espiritual" de Portugal, D. António Marto lembrou que este espaço não se pode "reduzir a um mero centro de serviços religiosos. "O Santuário é interpelado, sente-se chamado a responder às novas questões e buscas geradas pela cultura pós-moderna. Isso exige verificar a qualidade e aptidão da pregação", afirmou o prelado que pediu um cuidado "da excelência da oferta" para "bem dos peregrinos".

Ao novo reitor garantiu "confiança, comunhão e apoio".

Fonte JN