Igreja Católica faz amplo uso da Intenet para comunicação
2001-08-02 22:14:57

Embora a Igreja Católica sempre fizesse amplo uso dos meios de comunicação de massa, a intensa utilização que faz actualmente da informática, especialmente da Internet, superou em poucos anos as previsões mais optimistas.

Um desses meios que abriu grandes espaços nos últimos anos é a Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), que começou em 1993 como um projecto destinado a conectar as paróquias mais distantes e isoladas aos centros urbanos, onde se encontram as sedes hierárquicas.
Além de actuar como um vínculo entre os bispados e as paróquias mais distantes, RIIAL mantém sacerdotes e religiosos inteirados, em curto prazo, do que está acontecendo no país onde trabalham e no Vaticano.
No Peru, quase todas as paróquias estão conectadas. Elas ganham e trocam informações, recebem notícias, ficam sabendo de lançamento de novos livros, conferências, congressos e encontros.
A Conferência Episcopal Peruana (CEP) tem páginas na web através das quais exercita sua função pastoral e promove formas e modos de apostolado. O mesmo acontece em outras nações da América Latina nas quais a RIIAL está presente. A Igreja Católica utiliza a Internet como suporte para outros meios de comunicação, tanto impressos como no rádio e na televisão.
O Vaticano dispõe de página web na qual se pode encontrar notícias sobre o Papa e suas viagens, o texto das encíclicas, os decretos do Conselho Plenário da América Latina, ou ingressar na Biblioteca Eletrónica Cristã para consultas bíblicas e outros temas.
Através da página web é possível acessar meios de difusão católicos, como o Observatório Romano, a sala de imprensa da Santa Sé, a Rádio do Vaticano e os vídeos do Centro Televisivo Vaticano. Publicações católicas também recorrem à informática, sem perder sua forma original. A revista Família Cristã, editada pelas Paulinas e que vende 800 mil exemplares por semana, tem uma página de consulta em italiano. A revista Jesus, dos maristas, difunde na Internet comentários muito interessantes sobre a fé. A rádio e a televisão católicas aprenderam a usar a Internet com eficácia. Sobressaem, nessa área, a Catholic Internet TV and Radio Network; Rádio Maria, presente em mais de 20 países; Telcat; e as cinco emissoras católicas de televisão no Brasil.