Acréscimo de novos padres satisfaz Igreja
2008-09-09 23:21:52

O acréscimo no número de padres ordenados, que se verificou este ano, está a deixar satisfeita a Igreja Católica que atribui os bons resultados ao trabalho feito pelos secretariados diocesanos da pastoral vocacional.
"Tem havido, nestes últimos anos, um trabalho mais atento e mais persistente cujos resultados estão agora a surgir", explicou ao JN o bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que ontem presidiu à abertura do encontro de formadores dos seminários de Portugal, a decorrer, até depois de amanhã, em Torres Vedras.

Só este ano, já foram ordenados 45 padres e, até Dezembro, a lista deverá integrar mais meia dúzia. O acréscimo verifica-se, não apenas na quantidade de entradas nos seminários do país, mas sobretudo na conclusão do percurso de formação dos sacerdotes.
No passado, explicou o prelado, houve alturas em que os seminários recebiam entre 50 a 60 candidatos, "todos muito jovens", mas "apenas quatro ou cinco terminavam o seminário".
Hoje em dia, a realidade é diferente. Até porque, conta o responsável, uma parte dos seminaristas chega directamente da universidade, com o curso superior completo. "São jovens com uma idade mais adiantada e que têm firmeza de decisão maior e uma vocação mais esclarecida e mais assumida", considera.
De acordo com o bispo, as duas situações reunidas - o trabalho mais persistente e a maior idade dos candidatos - constituirão a explicação para o acréscimo no número de novos padres. A Igreja não tem dados que permitam concluir ou sequer fazer a ligação entre o período de crise económica que se verifica no país e o aumento no número de jovens que optam pela vida religiosa.
O número de ordenações deste ano é bastante superior à dos anos anteriores, cuja média se situava nas três dezenas de novos padres, por ano. Em 2004, revelou o prelado, o número ascendeu a 25 novos sacerdotes.
São dados que deixam o responsável optimista. "A avaliar por aqueles que estão no seminário, no futuro, vamos manter e até aumentar este número", considera.
Os padres ordenados este ano estão distribuídos por várias dioceses, de praticamente todo o país. Lisboa foi a diocese que ordenou mais sacerdotes (oito).

Fonte JN