Renovação pastoral
2001-07-31 19:42:31

Que Igreja somos? Que modelo de Igreja pretendemos seguir? E que imagens de Igreja apresentamos aos homens do nosso tempo? Foram questões que motivaram que, de 23 a 27 de Julho, no Convento de Balsamão, D. Jorge Ortiga se reunisse com os seus bispos auxiliares, vigários episcopais, arciprestes, vice-arciprestes e responsáveis dos secretariados diocesanos.

Sob o tema “Igreja: mistério, comunhão e missão – implicações pastorais”, este evento foi na opinião de D. Jorge Ortiga “um tempo importante de reflexão da vida da diocese”, onde se elaborou o programa pastoral que terá a duração de três anos, e cujo ponto chave será a “pastoral juvenil”. “Tomar consciência dos jovens que temos dentro e fora da Igreja e quais as respostas a dar à juventude são questões às quais a arquidiocese quer dar resposta”. Para isso, a acção pastoral de 2001-2002 dedicar-se-á a conhecer a realidade juvenil, possibilitando que depois se crie um organigrama para este sector. Também o organigrama da pastoral da arquidiocese esteve em reflexão, um organigrama que se pretende que seja “mais articulado a nível de serviços e paróquias e que permita renovar a vida espiritual das comunidades”. Para isso, urge “reforçar a consciência da dimensão diocesana”.
A arquidiocese está também a organizar um programa de preparação para a beatificação de D. Frei Bartolomeu dos Mártires. Neste sentido, D. Jorge Ortiga reunirá no dia 21 de Setembro com os responsáveis dos secretariados e movimentos, no dia 22 com catequistas e jovens, no dia 23 com religiosos e religiosas e no dia 24 com os sacerdotes a fim de se apresentar esse programa de preparação. Nessa altura estará também na arquidiocese o Vice-Postulador da Causa dos Santos que ajudará a integrar a beatificação no plano de pastoral. O Arcebispo de Braga adiantou ainda à Agência ECCLESIA que a arquidiocese está a pensar fazer uma reedição do documento do episcopado português sobre Frei Bartolomeu dos Mártires cuja primeira edição ocorreu em 1991.