paroquias.org
 

Notícias






Maristas - Componente laica
2000-09-11 22:13:32

Antigos maristas, professores e ex-alunos daquela congregação, constituíram uma associação, denominada: Associação Família Marista.



Antigos maristas, professores e ex-alunos daquela congregação, apoiados por vários maristas, constituíram, em Abril passado, em Assembleia Geral, reunida em Chaves, a sua associação, denominada: Associação Família Marista, (abreviadamente: AFM - Portugal) e elegeram os respectivos órgãos sociais.
A primeira reunião da direcção está marcada para 30 do corrente mês de Setembro. Realizar-se-á, em local geograficamente central, Caldelas , no concelho de Leiria.
Nela, reflectir-se-á sobre as formas e os modos de se proporcionar um espaço supletivo de realização aos associados, dentro do ideal marista, isto é na esteira dos carismas de S. Marcelino , para além das grandes concentrações de convívio.
O Irmão Dr. Teófilo Minga participará nesta reunião, na sua qualidade de nosso elo de ligação institucional à Congregação Marista.

Espera-se que nessa sessão de trabalho se tomem decisões sobre temas como:
1- O lançamento de uma secção de cooperação missionária, vocacionada para o apoio à acção missionária da Província Marista Portuguesa. Neste momento está a proceder-se à recolha de dados para ilustrar que esta cooperação está ao alcance se todos, ou seja que “o óbolo da viúva”, passe a expressão, pode ter muita utilidade, em termos de solidariedade prática.
2- Um “site” próprio, o qual já se encontra a funcionar, em fase de teste. Somos uma associação, cujos membros estão imensamente dispersos, não só pelo país fora, mas também em vários países estrangeiros. Este site vai-nos aproximar a todos. Todos vamos poder informar e ser informados, a qualquer instante e em qualquer parte. (Endereço provisório: www.geocities.com/afmarista).

Como meta, esta Associação procurará apoiar-se nas qualidades humanas e nas competências de cada um dos seus associados para criar um novo espaço de solidariedade em que todos se sintam úteis, por um lado e, destinatários dessa solidariedade, pelo outro.

Presidente da Direcção
Manuel do Rosário Carvalho

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia