paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo critica Concordata
2008-06-24 20:55:34

O Cardeal-patriarca, D. José Policarpo criticou ontem o processo de regulamentação da Concordata, ao sublinhar a existência de atrasos e conflitos. D. José Policarpo reconheceu, porém, que alguns dossiês estão quase fechados.

"O processo de regulamentação da Concordata talvez tenha começado tarde", afirmou o eclesiástico à margem do III Colóquio Internacional sobre ‘O Contributo das Religiões para a Paz’, no qual participaram o primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Mário Soares.
Além do atraso – a Concordata foi assinada em 2004 entre a Santa Sé e o Estado português – D. José Policarpo realçou o surgimento de "conflitos que levaram a uma maior urgência na regulamentação [do documento]". Solicitado a explicar que conflitos eram esses, o Cardeal-patriarca recusou comentar.
O dossiê sobre a assistência religiosa em prisões, hospitais e quartéis já está resolvido. Por acertar estão questões relacionadas com o estatutodasescolas católicas e a disciplina de Educação Moral e Religiosa.
José Sócrates realçou "um Estado neutro perante todas as religiões",acrescentando que a "neutralidade não significa o não reconhecimento do valor ético de todas elas". Mário Soares disse acreditar no diálogo "inter-religioso e entre crentes e não-crentes".

André Pereira com Lusa

Fonte Lusa

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia