Romaria
2001-07-31 19:40:49

Celebra-se neste fim de semana, no lugar do Casal da Quinta, paróquia dos Milagres, a Festa em Honra de Santo António.
Ponto alto dos festejos é a missa solene neste domingo, dia 5 de Agosto, às 14 horas, seguida de procissão com ofertas e a Imagem de Santo António.

Como já é habitual a animação será grande desde sexta-feira até à noite de segunda-feira, no Casal da Quinta.
Contudo, este ano há alguns destaques a marcar a festa naquele lugar da freguesia dos Milagres. Em primeiro lugar, podem já ser visitadas as obras realizadas na Capela de Santo António. Com uma construção muito simples, sem beleza, com as marcas de vários acrescentos ao longo dos anos, já a sofrer infiltrações de água e com toda a estrutura muito fragilizada e rapidamente a caminhar para o desmoronamento, a população pôs mãos à obra e começou tudo de novo. O restauro é grande e profundo; conservando os traços essenciais da arquitectura do templo, a nova obra já tem a estrutura, telhados e rebocos exteriores concluídos. Poderá já ser visitada neste fim de semana.
Por outro lado, fruto do entusiasmo da comunidade com as obras que se estão a realizar, está também patente ao público no Centro Pastoral da Capela do Casal da Quinta uma exposição que reúne várias antiguidades, artesanato e pintura.
As peças antigas vão desde crucifixos, imagens religiosas, alfaias litúrgicas até mesmo fotografias e outros objectos cedidos pela população. Manuel Duro, um jovem do Casal da Quinta, tem expostas algumas das suas melhores peças de artesanato. Rosário, jovem apaixonada pelas artes e nascida também no mesmo lugar, mostra algumas das suas pinturas, retratando as construções mais antigas do Casal da Quinta.
A exposição poderá ser visitada todos os dias dos festejos a Santo António, isto é, de sexta, dia 3, a segunda-feira, dia 6 de Agosto.
Está já confirmada a presença de Isabel Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, que, na tarde do próximo domingo, irá visitar as obras e também a exposição.