Igrejas de Amarante
2001-07-31 19:39:55

Igrejas de Amarante. São Gonçalo. São Pedro. Nº Sr. dos Aflitos, é o título de uma publicação da Paróquia de São Gonçalo. Um livro de 69 páginas, que é uma espécie de guia para os turistas, peregrinos e visitantes do Centro Histórico de Amarante.

«Este livro recolhe alguns pormenores, alguns olhares sobre o apelo de infinito que as paredes dos Templos transpiram. A disposição dos textos e da fotografia facilita o percurso da visita e ajuda a entrar», diz-se no prefácio, assinado pelo Pároco, Pe. Amaro Gonçalo, co-autor dos textos ao lado de Dr. Luís Coutinho, Conservador do Museu Paroquial de Arte Sacra.
De referir que o livro apresenta, à margem do corpo do texto, uma versão breve em francês e inglês. A disposição gráfica do texto e das fotografias dispõe para uma leitura ordenada e agradável ou para uma espécie de visita guiada às Igrejas de Amarante. Pena que uma ou outra fotografia manche o equilíbrio estético da obra. Um aspecto negativo que será certamente tido em conta e superado em 2ª edição, depois desta de dois mil exemplares, à venda agora pelo preço de 2.000$00 cada. O livro é dedicado «a todos aqueles que apaixonadamente procuram novas epifanias da beleza para oferecê-las ao mundo, como criação artística» e é fruto de um longo trabalho de pesquisa de vários colaboradores e ordenamento de dados. Na capa, reproduz-se um ex-voto, óleo sobre tela, do séc. XVIII, alusivo a um milagre que fez São Gonçalo de Amarante a Manuel Pereira, no Brasil. As letras esculpidas nas colunas do altar-mor da Igreja de São Gonçalo inspiram as iniciais dos textos apresentados. Eis a obra que faltava, numa Cidade, tão marcada pela Igreja e pelas igrejas, erigidas à sombra de São Gonçalo.
AMARO GONÇALO – LUÍS COUTINHO, Igrejas de Amarante. São Gonçalo. São Pedro. Nº Sr. dos Aflitos, Gráfica do Norte, Amarante 2001, 69 pp. PVP 2.000$00.