A Bíblia é lida por poucos praticantes
2008-06-08 23:08:25

A Igreja portuguesa não está apenas perante um problema de vocações ou, sequer, de diminuição de praticantes. É que mesmo os católicos com prática activa da fé estão mais distantes das actividades da paróquia e da própria Bíblia.

O universo potencial de leitores da Bíblia é grande, segundo os números oficiais. 13,4% Só a lêem até duas vezes em cada ano - ou não chega mesmo a pegar nela, uma taxa reduzida. 9,3% Lêem todos os dias A Igreja acredita que o número pode subir a prazo. 77,6% Nunca lêem a Bíblia acompanhados em casa - preferem o isolamento Um inquérito promovido pelo patriarcado de Lisboa junto dos católicos que participam nas eucaristias dominicais da diocese da capital vai servir de "indicador" para futuras pastorais, nomeadamente, para promover acções que "valorizem a dimensão sobrenatural" e a "proclamação da palavra de Deus em assembleias, litúrgicas ou outras". É que o resultado deste estudo revela que, embora a grande maioria dos participantes nas missas de domingo afirme ter em casa um exemplar da Bíblia, são 60% os que confessam nunca a ter lido ou tê-la lido apenas duas vezes nesse ano. Só 82 dos 3 839 católicos que responderam ao questionário garantiram lê-la todos os dias. D. José Policarpo, que ontem apresentou o estudo à comunicação social, disse que serão adoptadas iniciativas para contrariar este alheamento dos católicos em relação à palavra de Deus, como a recuperação dos grupos bíblicos, por exemplo, para que as pessoas leiam a Bíblia em conjunto, ou um apelo para que nos retiros organizados pelas paróquias seja dada mais atenção ao texto e à sua leitura. A formação dos leitores e a escolha de leitores que saibam verdadeiramente ler e transmitir os textos bíblicos durante as eucaristias é outro dos apelos lançados pelo Patriarca de Lisboa. Todas estas medidas, porém, só serão concretizadas após a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos do próximo mês de Outubro. O inquérito sobre o peso da "palavra de Deus na vida e na missão da Igreja" foi lançado a pedido do Vaticano para preparação deste sínodo e dele sairão também conclusões a que o patriarcado de Lisboa terá de atender. Para além deste primeiro resultado, o inquérito revela, ainda, que a grande maioria dos participantes nas missas de Domingo não frequenta qualquer actividade na paróquia, sendo que aqueles que frequentam são também os que mais lêem a Bíblia. A generalidade dos inquiridos tem a noção de que a palavra de Deus não é veiculada apenas pela sagrada escritura, apontando várias outras formas, incluindo, os programas radiofónicos de alguns párocos. Quanto à participação na vida da Igreja, os dados são menos surpreendentes. Dois terços dos inquiridos (e, relembre-se, os inquéritos foram realizados nas igrejas) afirmam frequentar a missa ao domingo e aos dias feriados, registando-se as respostas de 326 (8,5%) que garantem ir à missa todos os dias, contra os 108 (2,8%) que garante nunca o fazer ou o fazer, no máximo, duas vezes por ano. Ao inquérito respondeu uma esmagadora maioria de mulheres (71,9%) com idades superiores a 50 anos. Confirmando a tendência conhecida, apenas 8% dos que responderam têm menos de 20 anos e outros 12% entre 20 e 34 anos. As mais de 3 800 respostas recebidas representam, segundo o patriarcado, 4% do total de católicos praticantes da diocese de Lisboa. Trata-se de uma amostra representativa de um meio urbano, faltando dados sobre o país católico profundo. Mas esses não deverão ser, acredita-se, tão preocupantes como estes.

Fonte JN