Comunicado do Conselho Presbiteral da Diocese de Lisboa
2008-06-02 23:11:57

O Conselho Presbiteral (C.P.) do Patriarcado de Lisboa, de que fazem parte 35 sacerdotes da diocese, reuniu-se, em assembleia ordinária, nos dias 27 e 28 de Maio de 2008, no Seminário Maior dos Olivais.

Presidiu o Cardeal Patriarca e, associados à presidência, os bispos auxiliares.

Na sua palavra introdutória, D. José da Cruz Policarpo lembrou que este C.P. além da consulta sobre os programas pastorais presentes ou propostos para o futuro, deverá também pronunciar-se sobre a vida interna do presbitério, ou seja, dos próprios sacerdotes, na sua individualidade e na acção pastoral. O Cardeal Patriarca referiu-se ainda às Normas sobre os sacramentos e sacramentais, processo já concluído no que respeita aos sacramentos da iniciação cristã: baptismo, crisma e eucaristia. Para melhor explicitação dessas normas e ajuda na sua aplicação, realizar-se-ão “Assembleias Eclesiais para o Povo de Deus” nas 4 regiões pastorais do Patriarcado (Cidade de Lisboa, Termo Oriental, Termo Ocidental e Oeste).

No programa do C.P. constavam dois grandes temas: - Programa Pastoral Diocesano para 2008-2009.
- A Eucaristia e a vida espiritual da diocese.
Quanto ao primeiro, tratou-se da Palavra de Deus na sua dimensão global, da Doutrina Social da Igreja (D.S.I.), do “Ano Paulino” e da Assembleia Diocesana do Clero. Se no tratamento da Palavra de Deus, o C. P. referiu e desenvolveu reflexões, surgidas em reuniões anteriores, quanto aos outros, somaram-se novos dados, perspectivas e reflexões de ordem pastoral.

Doutrina Social da Igreja (D.S.I.)

A abordagem da Doutrina Social da Igreja começou por uma informação sobre o recente Dia da Igreja Diocesana (18 de Maio) que teve como tema central a D.S.I: como ele foi tratado, o suporte literário de que dispôs e que hoje se encontra disponível na livraria da diocese “Nova Terra”. Na sequência deste acontecimento, estão programados para Setembro próximo Encontros paroquiais ou inter-paroquiais de animadores de Grupos empenhados no tratamento da D.S.I.. A este propósito, D. José da Cruz Policarpo sublinhou a importância de uma metodologia que não privilegie o carácter académico, mas se inspire da pedagogia da Acção Católica que, não tendo hoje o vigor do passado, é possuidora de uma experiência de que todas as comunidades devem beneficiar. Isso supõe, segundo o Cardeal Patriarca, a mobilização do laicado, cuja presença e acção na vida temporal são específicas na sua missão eclesial.

Ano Paulino

Passando ao “Ano Paulino” (A.P.), o bispo auxiliar D. Anacleto Oliveira informou o Conselho sobre o andamento do projecto “Um ano a caminhar com S. Paulo”, ou seja a edição de um livro com um tema para cada uma das semanas do ano, centrando-se sempre na palavra do Apóstolo. Metodologicamente, cada tema conhecerá uma introdução para contextualização, um comentário, sugestões de oração e de leituras, em geral bíblicas. A publicação está prevista para Junho próximo e a sua difusão conta com o dinamismo das paróquias e outras estruturas da diocese.

Assembleia Diocesana do Clero

Finalmente, a Assembleia Diocesana do Clero, prevista para 27 e 28 de Janeiro do próximo ano, no Santuário de Fátima. O C.P. foi convidado a sugerir a temática da Assembleia que, sendo uma réplica da celebrada no Ano Jubilar de 2000, corresponderá sobretudo a uma reflexão sobre o ministério sacerdotal e o testemunho da comunhão e unidade do Clero, enquanto tal, e à volta do seu bispo.

Os membros do C. P. traçaram um elenco de assuntos que poderiam vir a ser tratados no decorrer da Assembleia. Das muitas sugestões apresentadas, destacaram-se o conteúdo da última Carta Pastoral do Cardeal Patriarca, a Vida Espiritual do padre, a Unidade do presbitério, a Comunhão eclesial…entre outras. Foram então recolhidos nomes de sacerdotes que serão eventualmente os membros da Comissão que preparará a Assembleia Diocesana do Clero.

Vida Espiritual da Diocese

O segundo ponto da Agenda da reunião do C.P. – A eucaristia e a vida espiritual da diocese foi introduzido por uma leitura dos resultados dum inquérito lançado, recentemente, às paróquias do Patriarcado e a que responderam cerca de dois terços, e que interrogava sobre diversas questões como: Adoração da Eucaristia, Procissões Eucarísticas e Irmandades do Ss. Sacramento. O mesmo inquérito estendia-se ainda a outras vivências da espiritualidade cristã, como o Culto Mariano, a Liturgia e Oração, Via-Sacra, Peregrinações, Confissões, Retiros e Direcção espiritual. À leitura das respostas seguiu-se a apresentação de uma panorâmica da vida espiritual no Patriarcado, a partir de um testemunho de carácter pastoral. O debate entre os membros do C.P. sublinhou algumas das constatações e considerações feitas, e permitiu enumerar algumas propostas de índole variada: intensificar a oração pessoal e comunitária, incentivar a adoração eucarística e demais formas de culto eucarístico, novas ou tradicionais, com particular ênfase par o Lausperene (Adoração Permanente).

Finalmente, uma referência à Jornada de Oração pela Santificação do Clero, a celebrar no dia 30 de Maio, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Conselho manifestou um particular acolhimento às propostas para aquela celebração, vindas da Santa Sé e da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Conselho Presbiteral foi ainda informado sobre a situação económico-financeira da diocese.

Lisboa, 28 de Maio de 2008