paroquias.org
 

Notícias






Ordenação sacerdotal de mulher implica excomunhão «latae sententiae»
2008-06-02 23:09:56

A ordenação sacerdotal conferida a uma mulher, para além de ser inválida, comporta automaticamente a excomunhão para o bispo ordenante e para a mulher “ordenada”, estabelece um Decreto da Congregação para a Doutrina da Fé, publicado hoje (30 de Maio) no jornal da Santa Sé, “L’Osservatore Romano”.

“A Congregação para a Doutrina da Fé, para tutelar a natureza e a validade do sacramento da sagrada ordem, em virtude da especial faculdade que lhe foi conferida pela autoridade suprema. Decreta que tanto aquele que tiver intentado o conferir da ordem sagrada a uma mulher, como também a mulher que tiver intentado receber a ordem sagrada, incorrem na excomunhão latae sententiae (imediata), reservada à Sé Apostólica”.

Tal disposição é válida para todos os ritos em comunhão com Roma. De facto, prossegue o texto, “se aquele que tiver intentado o conferir a ordem sagrada a uma mulher ou a mulher que tiver intentado receber a ordem sagrada é um fiel sujeito ao Código dos Cânones das Igrejas Orientais, seja punido com a excomunhão maior, cuja remissão permanece reservada à Sé Apostólica.

O Decreto (que remonta à sessão de 19 de Dezembro passado da Congregação para a Doutrina da Fè) “entra imediatamente em vigor a partir do momento da sua publicação no “L’Osservatore Romano”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia