paroquias.org
 

Notícias






Patriarca pede medidas urgentes
2008-06-02 22:53:47

O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, instou ontem o Governo a tomar medidas urgentes para enfrentar a crise resultante do aumento do custo de vida. O alerta de D. José Policarpo foi lançado à margem do Congresso Europeu de Catequese, que decorre em Oeiras. Em declarações à Rádio Renascença, S. José Policarpo disse temer o agravamento das desigualdades sociais em resultado do aumento do preço dos combustíveis e, consequentemente, do custo de vida.

"Parece que é um processo que vai durar e que vai provocar desequilíbrios muito grandes nos equilíbrios precários que a nossa sociedade já tinha conseguido. Aqueles que são mais visíveis são nas classes médias e médias-baixas. Os pobres vão ficar mais pobres, com mais dificuldades", disse o cardeal Patriarca, alertando para as repercussões da crise na estrutura produtiva, num círculo vicioso. "Medidas intermédias são precisas. Não podemos ficar à espera que se encontre uma nova estrutura global, porque a essa só resistem os mais fortes".

Já esta semana o antigo presidente da República Mário Soares alertara para o risco em que se encontra a sociedade portuguesa de vir a ter "graves convulsões", fruto das desigualdades na distribuição de riqueza. Num artigo publicado no "Diário de Notícias", Soares sublinhou que as dificuldades no custo de vida vêm de fora do país e resultam do aumento do preço do petróleo, da desvalorização do dólar e da instabilidade financeira internacional.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia