Seminaristas de Braga criam página na Internet sobre liturgia
2008-05-26 20:50:16

Alguns seminaristas do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, que foram ordenados diáconos recentemente, iniciaram um projecto de dinamização litúrgica que agora pode ser encontrado no sítio da internet www.acaminho. net.

O projecto, disse Tiago Freitas ao Diário do Minho, surgiu de um desafio lançado pela equipa Formadora do Seminário Maior de Braga aos seminaristas que estão em ano pastoral.

Assim, Alexandre Sá, Daniel Neves, Jorge Esteves, Luís Baeta, Manuel Baptista, Miguel Miranda, Sérgio Freitas e Tiago Freitas formam uma equipa que, na tentativa de introduzir uma nova dinâmica para a vivência do domingo ao longo de toda a semana, cria, desenvolve e prepara subsídios litúrgicos e os disponibiliza a quem deseja preparar convenientemente a liturgia dominical para melhor poder celebrar a fé.

Os textos são colocados com uma semana de antecedência para permitir que as pessoas cumpram os desafios e os compromissos estabelecidos para cada um dos dias da semana.

Como o projecto foi recebendo ecos positivos foi dado um passo em frente e criaram a página da Internet www.acaminho. net.

Tiago Freitas que é responsável pela gestão e manutenção da página disse que o sonho seguinte é editar um DVD de pastoral com uma base de dados que possibilite um bom armazenamento de subsídios litúrgicos.

Segundo aquele responsável, “A Caminho” é um ponto de partilha de algumas sugestões para a liturgia, mas também de experiências e saberes da pastoral. Para além disto, pretende compilar outros materiais nas áreas da catequese, música e celebrações.

Cada um dos diáconos está responsável por um tema: o Alexandre Sá e o Sérgio Freitas preparam a reflexão do Evangelho, o Daniel Neves elabora uma sugestão de cânticos, o Jorge Esteves escreve um texto de formação, o Luís Baeta é o revisor de todos os trabalhos, o Manuel Baptista prepara os cartazes de apoio, o Miguel Miranda escreve as monições da celebração e o Tiago Freitas além da gestão do site, prepara o acto penitencial e faz a sugestão dos arranjos florais.

Esta equipa está receptiva à partilha de trabalhos e de fotografias de pessoas devidamente identificadas. «Aqueles que nos quiserem enviar material pastoral nós poderemos colocá-lo disponível na página », afirmou Tiago Freitas. Essa partilha pode ser feito até com algum comentário ao modo como foi vivida a celebração dominical.