4000 pessoas celebram, no Luso, o Dia da Igreja Diocesana
2008-05-20 22:32:00

“O mesmo Pai, a mesma Família”: este desafio de concretizar, em gestos e palavras, a pertença a uma Igreja enraizada no Amor do Pai foi lançado, nos dias 17 e 18 de Maio, às cerca de 4000 pessoas que marcaram presença no II Grande Encontro de Jovens e XIV Festa das Famílias. O Luso acolheu esta celebração do Dia da Igreja Diocesana de Coimbra, organizada pelos Secretariados da Pastoral Juvenil e Pastoral Familiar.

O Sábado, embora especialmente preparado para os jovens, contou com a presença de todos os que quiseram tomar parte na “Festa Jovem” e na Vigília de oração. Durante a tarde foi possível soltar a voz e o entusiasmo, num tempo dedicado à música de evangelização e à partilha de projectos de missão, tendo sido protagonistas o grupo Gen, do movimento dos Focolares, o grupo de jovens de Avanca, da diocese de Aveiro, a Banda Jota, da diocese da Guarda, a Associação de Jovens Cristãos do Luso, os Missionários Combonianos, o grupo de missão João Paulo II e os grupos vencedores do Festival da Canção Diocesano.

À noite, mais de 600 pessoas dispuseram-se a caminhar pela mata do Bussaco, numa Vigília de oração e de conhecimento de um Deus, que se manifesta como Criador, como guia inconfundível, como Pai que conhece, de perto, cada um, e como Pai que se revela no Filho. Depois dos passos partilhados, a chegada à Cruz Alta fez-se, também, em forma de oração e ao som de cânticos de Taizé, entoados por um grupo da paróquia de S. José. Muitos dos jovens presentes pernoitaram, depois, na vila, distribuídos pelo parque de campismo, centro paroquial, pavilhão gimno-desportivo e casas de algumas famílias da paróquia.

O dia 18 congregou perto de 4000 pessoas junto ao Lago do Luso. Momentos de oração e de catequese foram conciliados com uma tarde de música e de apresentação das quatro regiões pastorais. Os grupos Art7 e Banda de S. Sebastião subiram ao palco sobre a água, onde, no final, cada movimento lançou para o ar uma pomba, sinal de comunhão e unidade de uma Igreja com muitos dons e carismas diferentes.O dia contou ainda com inúmeras actividades paralelas como um circuito de stands relativos aos movimentos da diocese, uma exposição de trabalhos de instituições de cariz social, animação de rua, actividades específicas para crianças e adolescentes, workshops de música, expressão corporal ou ambiente, um circuito de oração, entre outros.

O Encontro terminou com a Eucaristia, presidida pelo bispo de Coimbra, D. Albino. Na homilia, pediu empenho na construção de uma Igreja que é família e que deve ser participativa, empenhada e construtora.

Durante o fim-de-semana, cerca de 50 voluntários, de todos os cantos da diocese, feitos grupo num tempo de preparação anterior, apoiaram o encontro com muitas tarefas essenciais à realização da actividade.

Ficou, no final, a vontade de replicar a partilha e o entusiasmo manifestados por quem se sentiu família, dentro de uma Igreja que procura viver, todos os dias, um Amor tornado possível e concreto, pelo Pai que nos congrega.

Lisa Ferreira
SDPJ Coimbra