Capelão de Lúcia sobe a bispo
2008-05-12 22:19:43

Generoso, eficaz, afável e prudente." É assim que D. Manuel Clemente, bispo titular da diocese do Porto, classifica D. João Lavrador, o seu novo bispo auxiliar.

O homem que há nove anos ocupava uma cadeira no cabido da catedral de Coimbra e que ficou conhecido em todo o País quando a Irmã Lúcia morreu – era o capelão do Carmelo de Santa Teresa – sobe agora ao patamar da prelatura, com ordenação episcopal marcada para 29 de Junho na Sé Nova de Coimbra.

Manifestando "grande alegria por mais um chamamento de Deus", D. João Lavrador disse encarar as novas funções com um "sentimento de muita confiança". Manifestando sempre a humildade que lhe é característica, o novo bispo frisou que, embora em funções diferentes, vai "servir a mesma Igreja, com obediência e fé".
Frisando que "é sempre Nosso Senhor Jesus Cristo que continua a chamar", o novo prelado disse que "será uma grande alegria" trabalhar com o bispo do Porto, que conhece "há muitos anos". "Vou aprender muito com o senhor D. Manuel Clemente", acrescentou.
O bispo do Porto, por seu lado, manifestou "enorme alegria" pela nomeação de D. João Lavrador para seu bispo auxiliar, realçando que se trata de uma pessoa com notáveis qualidades humanas e religiosas.
"O senhor D. João Lavrador teve um currículo pastoral variado, que lhe proporcionou uma experiência rica, com que muito lucraremos na diocese do Porto", disse D. Manuel Clemente na mensagem de saudação ao novo bispo.

Ainda não se sabe ao certo quando D. João Lavrador assumirá as novas funções na diocese do Porto, mas tudo indica que tal aconteça em meados de Julho.
O novo bispo vai trabalhar com D. Manuel Clemente e com os auxiliares D. António Maria Bessa Taipa e D. João Miranda Teixeira.
A nomeação do terceiro bispo auxiliar para o Porto era aguardada há pelo menos um ano, já que a diocese é a segunda mais populosa do País, com quase dois milhões de habitantes.
Foi a quarta nomeação de bispos portugueses feita por Bento XVI, depois de D. José Alves para Évora, D. Amândio Tomás para Vila Real e D. Joaquim Mendes para Lisboa.

PERFIL

João Evangelista Pimentel Lavrador nasceu a 18 de Fevereiro de 1956, em Seixo de Mira (diocese de Coimbra), e foi ordenado sacerdote a 14 de Junho de 1981. Entre 1988 e 1990 frequentou a Universidade Pontifícia de Salamanca, onde se licenciou em Teologia Dogmática. Em 1991 foi nomeado reitor do Seminário Maior de Coimbra e assumiu o cargo de pró-vigário-geral da diocese. Em 1999 foi nomeado cónego da Sé de Coimbra e assumiu as funções de capelão do Carmelo de Santa Teresa.

Secundino Cunha

Fonte CM