Bento XVI entrega mensagem sobre a importância da educação
2008-02-28 22:10:15

Bento XVI reuniu-se este Sábado com os pais e educadores da Diocese de Roma, defendendo a necessidade de “não renunciar às próprias responsabilidades” na educação das novas gerações.

O Papa estimulou-os a oferecer aos filhos “um testemunho de firme amor recíproco de que eles têm necessidade para crescer serenos e confiando em si mesmos e na vida”.
Tomavam parte no encontro não só pais e mães de família, mas também crianças e adolescentes das paróquias romanas, assim como professores, catequistas e formadores em geral. Antes da chegada do Papa, decorreu um tempo de animação com cantos executados por grupos de crianças.

Foram também lidas algumas passagens da Carta que Bento XVI dirigiu à Diocese e à Cidade de Roma, precisamente a propósito da “urgente tarefa da educação”. Este encontro tinha como objectivo e ponto culminante a entrega oficial, por parte do Papa, desta sua mensagem a um grupo representativo de pais e educadores.
Na alocução ali pronunciada, dirigindo-se às pessoas presentes na Praça de São Pedro, o Papa recordou a “grande emergência educativa” actual: “Nunca foi fácil educar e hoje em dia parece tornar-se cada vez mais difícil: por isso não poucos pais e educadores têm a tentação de renunciar à sua tarefa, e não conseguem sequer compreender qual é, na realidade, a missão que lhes foi confiada”.

Perante a dificuldade de “propor às novas gerações algo de válido e certo, regras de comportamento e objectivos para os quais mereça gastar a própria vida”, Bento XVI recordou a “grande esperança” e a “grande confiança que há-de animar sempre, apesar de tudo, os pais e educadores cristãos: “aquele sim claro e definitivo que em Jesus Cristo Deus deu à família humana” e que nos dá a certeza de que “também no nosso tempo é possível educar para o bem”.

“Estamos aqui – afirmou o Papa - porque desejamos responder àquela exigência educativa que hoje sentem os pais, preocupados pelo futuro dos filhos, e professores que vivem a partir de dentro a crise da escola, os padres e os catequistas que sabem por experiência como é difícil educar para a fé, e até mesmo as próprias crianças, adolescentes e jovens que não querem ser abandonados sozinhos perante os desafios da vida.”

(Com Rádio Vaticano)