D. José Alves tomou posse em Évora
2008-02-20 23:14:20

O novo Arcebispo de Évora, D. José Alves, tomou posse este Domingo na Catedral da cidade alentejana, substituindo D. Maurílio de Gouveia, que resignou por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico.

O prelado assegurou que será um Bispo “aberto à participação de todos os membros do povo cristão, com respeito pelas competências de cada um”.

Antes da celebração, o novo Arcebispo expressou aos jornalistas que a vinda para Évora se tratava de uma “nova etapa” da sua vida religiosa.

Num regresso à diocese e à mesma Catedral onde foi ordenado padre e Bispo, D. José Alves prometeu “dar continuidade ao projecto” do seu antecessor para o actual ano pastoral.

O novo prelado eborense manifestou também aos jornalistas as preocupações com o reduzido número de sacerdotes, apesar de apontar a existência de alternativas. “Temos alternativas que vão ajudar-nos a superar esta crise de vocações. Para já temos diáconos permanentes e muitos mais leigos empenhados na vida da Igreja”, disse antes da celebração eucarística.
A tomada de posse contou com a presença de quase todos os Bispos de Portugal, residenciais e eméritos e ainda o Bispo de Siguenza/Guadalajara e o Bispo emérito de Díli, com mais de duas centenas de presbíteros e diáconos também de todo o país, religiosos, catequistas e entidades civis, militares e académicas, e centenas de fiéis, representando todas as Paróquias da Arquidiocese.

Na homilia da celebração, o prelado confessou que "estava fora dos meus projectos que, passados quase dez anos, voltasse a esta histórica cidade de Évora como Arcebispo e entrasse na catedral, em cujo solo, duas vezes, me prostrei por terra, em gesto de profunda adoração e louvor a Deus, que me criou e me chamou ao presbiterado e ao episcopado”.
D. José Alves apelou à colaboração de padres, religiosos e leigos, relevando em particular a missão destes últimos, que “se esforçam e generosamente trabalham na reconstituição da fractura entre cultura e Evangelho, na promoção de uma justa ordem social, na dignificação da actividade política, na defesa dos princípios éticos fundamentais e irrenunciáveis, na defesa da liberdade da Igreja e na colaboração directa com os pastores, na liturgia, na pastoral e noutros sectores da vida da Igreja”.

O novo Arcebispo de Évora centrou a sua homilia sobre a missão do Bispo na Igreja. Nesse sentido, afirmou que “para corresponder à complexidade do seu ministério, o bispo há-de ser humanamente equilibrado, intelectualmente bem formado, pastoralmente dinâmico”.
“Acima de tudo, há-de esforçar-se por viver em santidade, fazendo da verdade revelada o centro e critério primeiro de toda a sua acção pastoral, ciente de que ele é o princípio visível e fundamento da unidade diocesana, permanecendo aberto à participação de todos os membros do povo cristão, com respeito pelas competências de cada um”, acrescentou.

D. José Sanches Alves, nomeado para o cargo no passado dia 8 de Janeiro, lembrou o trabalho realizado na diocese de Portalegre-Castelo Branco, onde estava desde Abril de 2004, “cuja memória guardarei para sempre no meu coração”.
Quanto ao regresso a Évora, frisou que “volto como Pastor e Mestre da fé, carregando sobre os meus frágeis ombros a responsabilidade pastoral desta vasta parcela do Povo de Deus, iluminada e guiada, nos tempos passados, pela palavra eloquente e pelo luminoso exemplo de fé de uma plêiade de sábios pastores”, destacando o “exemplo” do seu predecessor, D. Maurílio de Gouveia, que durante 26 anos este à frente da diocese alentejana.

No final da celebração decorreu um momento particularmente simbólico, quando o Prelado assinou a acta que o empossou, seguindo-se a assinatura de todos os bispos e presbíteros presentes.
Seguiu-se o anúncio do decreto episcopal, pelo qual D. José Alves, de acordo com o direito canónico, confirmou a nomeação de todos os colaboradores mais próximos.

Depois da Bênção, D. José Alves recebeu os cumprimentos das entidades ali presentes, nomeadamente os governadores civis de Évora e de Portalegre, os representantes das forças de autoridade e segurança, entidades civis, militares e académicas e diversas personalidades com responsabilidades cívicas na região, bem como os religiosos e leigos e representantes dos movimentos eclesiais que representavam as comunidades cristãs da Arquidiocese e da Diocese de origem do novo Prelado.

(Com Pedro Miguel Conceição)

Quem é?
O novo Arcebispo de Évora é natural da Diocese de Guarda. D. José Francisco Sanches Alves nasceu a 20 de Abril de 1941, na freguesia de Lageosa (Sabugal).

Estudou Filosofia e Teologia nos seminários da Diocese da Guarda. Em 1966, a 3 de Julho, foi ordenado presbítero na Catedral de Évora. Em Roma fez o Curso de Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana, onde obteve o doutoramento em Psicologia.
A sua actividade pastoral passou, primeiro, pela Arquidiocese de Évora, onde foi pároco de Escoural, Professor do Instituto Superior de Teologia, Secretário diocesano da Catequese e Reitor do Seminário Maior de Évora. De 1988 a 1998 foi Vigário Geral da Diocese. Na Arquidiocese de Évora foi ainda Coordenador Diocesano da Pastoral e Presidente do Cabido da Catedral.

A 7 de Março de 1998 foi nomeado Bispo auxiliar de Lisboa, com o título de Gerpiniana. A ordenação episcopal celebrou-se em Évora, a 31 de Maio de 1998. Desde essa data, o seu trabalho pastoral decorreu no Patriarcado de Lisboa onde, além de outras actividades, era Vigário Geral e Moderador da Cúria.

A 22 de Abril de 2004 foi nomeado por João Paulo II como Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. É vogal do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa e, desde 11 de Abril de 2002 preside à Comissão Episcopal de Acção Social e Caritativa, hoje Comissão Episcopal para a Pastoral Social.