paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo apela à «mudança do coração»
2008-02-07 22:44:12

O Cardeal-Patriarca de Lisboa apelou ontem a uma “mudança do coração”, precisando o significado da conversão a que são chamados os fiéis durante o tempo da Quaresma, que se iniciou com a celebração de Quarta-feira de Cinzas.

Na homilia da Missa a que presidiu na Sé de Lisboa, D. José Policarpo frisou que “a conversão é a abertura do coração a um amor esquecido – porventura atraiçoado”, e não, “primariamente, uma correcção moral”.
“Trata-se de recuperar uma fidelidade de amor, supõe uma experiência feita de ser amado e de amar. A conversão é necessariamente uma mudança de coração”, precisou.

A meditação do Cardeal-Patriarca girou em volta da “beleza da conversão”, “uma experiência de rara beleza e densidade; é a surpresa da descoberta da verdadeira vida, como se nascesse de novo”.

“Há muito egoísmo a vencer, muita superficialidade a colmatar, muita vaidade a corrigir, mas o primeiro campo da conversão é o regresso ao amor amado, à fidelidade interrompida, ao ideal desiludido. Venham todos connosco, façamos em conjunto um caminho de regresso à liberdade e, quem sabe, talvez nesse regresso, encontremos a ternura de Deus”, apontou.

D. José Policarpo lembrou os “chamamentos a que não respondemos com radicalidade, experiências de fidelidade e de comunhão interrompidas pela nossa fragilidade ou pelo nosso pecado”.
“Recordar os nossos pecados é tomar consciência da misericórdia, é sentir mais profundamente a gratuidade do amor de Deus. Transformados em graça, fazem-nos abandonar numa confiança renovada e sem limites, percebendo que nenhuma fraqueza será obstáculo ao amor, se soubermos que o único amor que redime e transforma é o amor de Deus”, explicou.

Em conclusão, o Patriarca de Lisboa convidou a “viver a Quaresma como um tempo de busca de verdade e de autenticidade para todos os homens e mulheres rectos, com um desejo autêntico de servir, mas que não são capazes de ser coerentes com os seus propósitos e fiéis aos compromissos que assumiram”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia