paroquias.org
 

Notícias






O Encontro em Genebra
2008-01-16 21:40:35

«A trigésima Peregrinação de Confiança através da Terra reuniu 40.000 jovens europeus de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro em Genebra onde, durante a guerra, o irmão Roger tinha lançado as bases da sua futura Comunidade.»

«Os peregrinos desordenaram positivamente os hábitos dos Genebrinos e das paróquias durante cinco dias», escrevia a Tribune de Genève. «Os quarenta mil peregrinos de Taizé deixaram anteontem Genebra, depois de cinco dias de felicidade… 90% dos jovens puderam ficar alojados em famílias, algo impensável um mês antes do início do Encontro: no final de Novembro ainda faltava encontrar 15 mil lugares. ‘Estamos muito agradecidos. O acolhimento ultrapassou as nossas expectativas’.
‘A presença de todas estas nacionalidades fez-nos muito bem. É importante abordar a questão da partilha das riquezas numa cidade tão rica como Genebra’, julga Loly Bolay, presidente do Grande Conselho, que também se deslocou à Palexpo…» http://www.taize.fr/pt_article5799.html

A Lucie, da equipa de preparação do Encontro, escreve: «Os jovens estão muito contentes com o acolhimento que receberam! E as famílias contentes com os jovens! No pavilhão de oração na Palexpo, onde rezamos todos juntos, é impressionante sentir e fazer parte deste silêncio profundo... O que me toca é esta imensa riqueza que trouxeram os participantes vindos de horizontes tão diferentes. Vindo a Genebra, trouxeram com eles as suas particularidades, a sua alegria, a sua fé, que se misturam com a Genebra mais tradicional que conhecemos para lhe dar outro rosto, talvez mais virado para os outros.
Estes dias foram para nós uma ocasião para nos apercebermos que não estamos sozinhos, que cada um de nós pode fazer mudar as coisas, mesmo com meios infinitamente pequenos, e que acolher é uma realidade essencial do Evangelho, que traz muitas surpresas...»

As manhãs passavam-se nas paróquias. Depois da oração, os encontros em pequenos grupos davam a oportunidade a cada um para reflectir e partilhar sobre temas baseados na Carta de Cochabamba:
«Quando o sentimento de impotência ganha terreno, que caminhos de esperança poderemos abrir?», «Na fonte da reconciliação», «Alargar a nossa amizade a todos». À tarde, cada um podia escolher entre 16 temas de workshops: «Será possível responder a Cristo com um compromisso para toda a vida?», «A partilha com Deus na oração», «Uma repartição mais justa dos bens», «Descobrir alguns criadores suíços de Arte Bruta», «Tempo de partilha com cientistas do CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas)», etc.

«Todas as noites, às 19 horas, reúnem-se 40 mil pessoas para a oração com os irmãos, no vasto pavilhão silencioso, adornado com faixas cor-de-laranja sobre as quais se colocaram reproduções de cenas bíblicas de uma pequena igreja de Grissons. Entre eles, estão 30 mil jovens, vindos da Polónia, da Ucrânia, de Espanha e até da Nova Zelândia e da Índia... Luteranos, anglicanos, católicos e evangélicos, todos os lugares de culto de Genebra e dos arredores abriram as suas portas aos jovens. ‘As pessoas compreenderam que são capazes de responder ao desafio’, sublinha Blaise Menu, responsável pela pastoral juvenil da Igreja protestante de Genebra.» La Croix:
http://www.taize.fr/pt_article5800.html

Fonte Taizé

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia