paroquias.org
 

Notícias






Eucaristia na Bíblia
2000-09-11 22:02:25

As raízes, a evolução e o significado da Eucaristia foram o centro das atenções na XXIII Semana Bíblica Nacional, organizada pelo Movimento Bíblico dos Frades Franciscanos Capuchinhos.


Reunidos em Fátima, os participantes percorreram a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento, procurando os fundamentos da eucaristia. Frei Herculano Alves recorda que “os banquetes dos povos do Médio Oriente Antigo, hoje traduzidos numa religiosidade mais popular, eram a forma de relacionamento com Deus ou com os Deuses. E foi dessa maneira popular que Cristo instituiu a eucaristia, num banquete”.
Além dos textos bíblicos, estudaram-se ainda outros escritos para perceber como de uma simples refeição se chegou à complexidade da cerimónia eucarística, como ela hoje se apresenta. O Presidente do Movimento Bíblico lembra “que S. Justino descrevia já a Ceia simples com a leitura da Palavra de Deus e depois com a distribuição do pão e do vinho. Foram depois acrescentadas orações de louvor, orações dos fiéis presentes e, a partir de um ritual muito simples, foram avolumando-se outros rituais até aos dias de hoje. Mas o essencial está lá: a Ceia do Senhor”.
Aqui muito simplificadas, as raízes e o significado profundo da eucaristia são um tema “muito importante”, afirma Frei Herculano Alves. “Se vamos à missa ao Domingo - prossegue - deveríamos saber o que isto é, como começou, o que significa. É importante para a fé dos cristãos de hoje saberem o que fazem ao Domingo”. Por isso, e apesar de ser um mês de férias e com bastantes outras iniciativas de formação cristã, a organização esperava um pouco mais do que as 460 pessoas que participaram nesta edição da Semana Bíblica.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia