paroquias.org
 

Notícias






Cardeal recorda o Apóstolo São Tiago
2001-07-24 20:36:00

Na sua mensagem dominical através da COPE (Cooperativa de Emissoras Católicas Espanholas), o Cardeal de Madrid, Dom António Maria Rouco Varela, falou do Apóstolo São Tiago, Padroeiro da Espanha, e da sua festa que "foi a maior festa na Espanha ao longo de muitos séculos, praticamente durante todo o segundo milénio, que acaba de terminar".

A história da Espanha foi muito condicionada pela confiança e a veneração deste Apóstolo. O Cardeal sublinhou que "a partir do ponto em que se encontra o sepulcro dele em Compostela, no início do século IX, a sua figura acompanha para sempre o futuro da fé e os destinos de todos os povos hispânicos".
E referiu-se especialmente ao Caminho de Santiago, por onde numa estrada comum de sacrifícios e oração partilhada, encontraram-se homens e povos da Espanha e da Europa, em busca da fé e da conversão ao Evangelho".
Neste sentido, afirmou que a Espanha "manterá a esperança que nunca engana e florecerá com novos frutos de solidariedade partilhada entre todos seus povos, de compromisso com os mais fracos, de união sem rachaduras na defesa e promoção da dignidade e dos direitos de toda pessoa humana desde sua concepção até sua morte natural, onde não há espaço para o terrorismo e nenhum germe de violência: florecerá, finalmente, o fruto de um futuro de paz, se não fraquejar na peregrinação, se manter vivo seu espírito, peregrinando: a Santiago".



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia