paroquias.org
 

Notícias






Papa pede a Bush redução das desigualdades Norte-Sul
2001-07-23 13:17:58

O Papa João Paulo II sublinhou hoje a "responsabilidade especial" dos Estados Unidos na redução das desigualdades de riqueza entre o Norte e o Sul, durante a recepção ao Presidente norte-americano, George W. Bush, na sua residência de Verão, em Castelgandolfo, nos arredores de Roma.



"Uma política de abertura aos imigrantes, a anulação ou uma redução significativa da dívida das nações desenvolvidas aos países em vias de desenvolvimento, a promoção da paz através do diálogo e da negociação, a primazia pelos Estados de direito: tudo isto são prioridades que os dirigentes das nações desenvolvidas não podem contornar", declarou João Paulo II, num discurso pronunciado diante do Presidente dos EUA e tornado público pelo Vaticano.
"Um mundo global é essencialmente um mundo de solidariedade. Desse ponto de vista, a América, devido aos seus recursos, às suas tradições e aos seus valores religiosos, tem uma responsabilidade particular", acrescentou João Paulo II que recebe hoje, pela primeira vez, George W. Bush, depois de também ter recebido, na administração anterior, o ex-Presidente democrata Bill Clinton.
Bush e João Paulo II deverão ainda hoje discutir uma série de assuntos, mais ou menos controvesos. À chegada, Bush foi saudado pela guarda pessoal do Papa, tendo de seguida sido recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano, que conduziu o Presidente a João Paulo II. A mulher de Bush, Laura, e a filha de ambos, Barbara, acompanharam o Presidente que já se declarou "muito emocionado" por se encontrar com o Papa. "A sua influência teve uma importância extraordinária no encorajamento da liberdade", disse Bush em entrevista, citado pela CNN. Luciano Del Castillo/Ansa





João Paulo II salientou a particular responsabilidade dos EUA na redução do fosso Norte/Sul

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia