Último adeus ao Cardeal Lustiger
2007-08-12 15:09:35

A Catedral de Notre-Dame de Paris acolhe esta manhã a cerimónia fúnebre do Cardeal Jean-Marie Lustiger, Arcebispo Emérito da diocese parisiense (1981-2005) e uma das grandes figuras da Igreja, respeitado em todos os quadrantes da vida francesa.

Entre as várias personalidades que acorreram ao último adeus encontra-se o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Centenas de pessoas acorreram ao local.
O actual Arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, evocou na sua homilia a figura de "um mestre espiritual" e uma "personalidade excepcional". Para este responsável, o Cardeal Jean-Marie Lustiger foi, acima de tudo, "um crente", que não se fechou no mundo eclesiástico, tecendo uma espécie de "paróquia universal".

O Cardeal Lustiger nasceu a 17 de Setembro de 1926, em Paris, de pais polacos de religião judaica. Converteu-se ao catolicismo em 1940, com a idade de 14 anos; dois anos depois, a sua mãe foi deportada para o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, onde morreu.
Formado em filosofia e teologia, Jean-Marie Lustiger foi ordenado sacerdote em 1954, Bispo de Orleans, em 1979, e Arcebispo de Paris, em 1981. Foi criado Cardeal em 1983, pelo Papa João Paulo II, com quem teve uma forte ligação.
Do seu trabalho destaca-se a difusão dos ideais católicos bem como a firme defesa do diálogo entre as religiões, sobretudo entre judeus e católicos, destacando-se entre as suas obras "Sermons d'un curé de Paris" ("Sermões de um padre de Paris", de 1978) e "Pain de vie, Peuple de Dieu" (Pão da vida, povo de Deus, de 1981).

Por ocasião do falecimento do Cardeal francês, Bento XVI enviou um telegrama manifestando a sua "profunda união de oração com a Arquidiocese de Paris, com os familiares do defunto e com todos aqueles tocados pelo falecimento desta grande figura da Igreja na França".
"Confio à misericórdia de Deus o caro Cardeal Lustiger, que consagrou generosamente sua vida ao serviço de Deus. Dou graças ao Senhor pelo seu ministério episcopal tendo presente a lembrança deste pastor apaixonado pela busca de Deus e pelo anuncio do Evangelho ao mundo", escreveu o Papa.
Bento XVI disse ainda que "do seu ministério junto dos estudantes, o Cardeal Jean-Marie conservara sempre o cuidado com os jovens. Nas comunidades que lhe foram confiadas, ele contribuiu para desenvolver o compromisso missionário dos fiéis e comprometeu-se particularmente em renovar a formação dos padres e dos leigos".

Para o Papa, o falecido Cardeal foi um "homem de fé e de diálogo, que se dedicou generosamente a fim de promover relações cada vez mais fraternas entre cristãos e judeus. De intelectual visão, ele soube colocar os seus dons ao serviço da fé para tornar presente o Evangelho em todos os campos da vida e da sociedade".