Caminhos da fé até Compostela
2007-07-11 23:02:10

O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura amanhã a exposição internacional ‘No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela’. A particularidade desta mostra, patente na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, prende-se com o facto de desmistificar que os Caminhos de Santiago se faziam apenas no Centro e Norte da Península Ibérica.

Os estudiosos acreditam que o caminho português para Compostela não começaria em Lisboa, mas sim mais a Sul, no Promontório de Sagres [local de romagens antes da era cristã], tendo o Alentejo e Algarve servido também como passagem para os peregrinos espanhóis da Andaluzia e Extremadura espanhola no caminho para Santiago de Compostela.

“A exposição pretende mostrar a realidade do Caminho de Santiago, a expansão do culto e a sua repercussão no novo mundo”, diz José António Falcão, comissário-geral da exposição.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal, Diocese de Beja e Governo Regional da Galiza vão estar expostas 120 obras de arte, 80 de museus da Galiza e pertença do Tesouro da Catedral de Santiago de Compostela, às quais se juntam 40 peças de igrejas e museus alentejanos. De entre elas, destaque para o alto-relevo de ‘Santiago Mata-Mouros’, cuja autoria é atribuída a Telo Garcia e é considerada uma das mais importantes obras do gótico nacional. Outras peças a reter são o ‘Relicário do Santo Lenho’, onde está guardado um pedaço do crucifixo de Jesus Cristo e a Coroa da Imperatriz do Espírito Santo.

A peça mais antiga remonta ao séc. XI e a mais recente ao ano de 2005, da autoria de Joana Vasconcelos. Todo o espólio vai estar distribuído em cinco núcleos que “mostram os aspectos fundamentais da devoção e do culto a Santiago Maior, os fenómenos da peregrinação, da reconquista e da criação da sua Ordem Militar”, destaca a organização.

Patente até 31 de Outubro, os promotores esperam receber perto de 70 mil visitantes. Por seu turno, a autarquia de Santiago do Cacém pretende “entrar no roteiro oficial dos caminhos de Santiago e criar um centro de estudos jacobeus, realizar universidades de Verão e intercâmbios”, salientou o presidente Vítor Proença.

TRILHOS A PARTIR DO SUL
Os mais conhecidos Caminhos de Santiago em Portugal situam-se a Norte do rio Tejo, mas alguns trilhos tomados pelos peregrinos devotos do ‘Santo Mata-Mouros’ [alcunha atribuída pelo auxílio prestado por este apóstolo de Cristo na guerra da Hispânia contra os árabes] provinham também de várias regiões do Sul de Portugal confluindo em Santarém, depois de passar por localidades como Santiago do Cacém ou Alcácer do Sal. Aos peregrinos portugueses juntavam-se ainda muitos espanhóis de zonas como Sevilha ou Huelva.

PRECIOSIDADES

OBRA-PRIMA
Grupo escultórico em prata, oferecido pela Duquesa de Aveiro a Santiago, em Compostela. Obra-prima da ourivesaria portuguesa do séc. XVII tem profunda ligação a Santiago do Cacém. A peça terá sido paga com dinheiro dos dos santiaguenses.

SANTO LENHO
O ‘Relicário do Santo Lenho’ (com fragmentos da cruz de Cristo reconhecidos como verdadeiros pela Igreja) tem origem no séc. XIV e foi uma oferta de D. Vataça Lescaris, senhora de Santiago do Cacém.

Helga Nobre com P.G.

Fonte CM