paroquias.org
 

Notícias






Opus Dei apela à confissão e penitência dos fiéis
2001-07-22 11:31:12

Um forte apelo à confissão foi a mensagem que D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, deixou às mais de duas mil pessoas que estiveram presentes no encontro daquela prelatura pessoal, que decorreu ontem no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

E entre as muitas pessoas anónimas que ouviram e aplaudiram o prelado, estavam, por exemplo, o banqueiro Jardim Gonçalves e o antigo porta-voz do Governo de Cavaco Silva, Paulo Teixeira Pinto.
Presentes estavam também centenas de jovens, dos quais, aliás, partiram a maioria dos testemunhos e questões a D. Javier Echevarría. A todos, o prelado respondia lembrando o Papa João Paulo II, que "tanto gosta de Fátima", e o fundador do Opus Dei, o beato Josemaría Escrivá de Balaguer, que se dirigia ao "Altar do Mundo" cheio de preocupações e que dali saía reconfortado.
Questionado sobre questões como a dor e a morte, D. Javier Echevarría deixou mensagens de esperança. Apelou sistematicamente ao perdão, à oração e ao amor, pedindo aos católicos presentes para terem confiança e lutarem para serem bons cristãos.

O que é o Opus Dei?
Perante a pergunta de um jovem, que gostaria de explicar aos amigos que "o Opus Dei é uma família e não uma organização que quer controlar a sociedade", o prelado foi claro: "No Opus Dei não somos os melhores. Temos as mesmas misérias e paixões que os outros, mas se nos afastarmos do Senhor somos pessoas capazes de fazer as maiores barbaridades".
O jurista Paulo Teixeira Pinto, que foi porta-voz do governo de Cavaco Silva, explicou ao JN que decidiu aderir ao Opus Dei há 15 anos, quando sentiu que a sua vida necessitava de um "compromisso mais firme e mais seguro com Cristo".
A adesão, adiantou, apenas implica "um plano de vida espiritual", que inclui "ir à missa com frequência e estar presente em retiros" para meditar. Sublinhou ainda que a postura é "santificar o trabalho, santificar-se no trabalho, santificar com o trabalho". Uma hora de trabalho, frisou, é uma hora de oração e é isso que se pretende fazer no dia-a-dia.

Reconhecimento papal
O Opus Dei foi fundado em 1928, tendo em 1943 surgido a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, uma associação inseparável destinada aos sacerdotes. Em 1947 obtém a primeira aprovação pontifícia enquanto instituição secular. Em 1982, foi erigido por João Paulo II como prelatura pessoal, figura jurídica prevista pelo Concílio do Vaticano, e concedeu-lhe o episcopado em 1995.
O Opus Dei, com 80 mil seguidores pelo Mundo, tem por missão promover uma vida coerente com a fé entre os fiéis cristãos e contribuir para a evangelização de todos os ambientes da sociedade.
Em Portugal são cerca de três mil os membros e 30 os centros do Opus Dei, que incluem residências universitárias, centros culturais, escolas de hotelaria, centros de retiro e convívio.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia